Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167764
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRODRIGUES, S. de M.
dc.contributor.authorLEMOS, O. F. de
dc.contributor.authorARAUJO, S. M. B.
dc.contributor.authorPOLTRONIERI, M. C.
dc.contributor.authorBOTH, J. P. C. L.
dc.date.accessioned2024-10-03T12:54:48Z-
dc.date.available2024-10-03T12:54:48Z-
dc.date.created2024-10-03
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationContribuciones a las Ciencias Sociales, v. 17, n. 9, e11083, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167764-
dc.descriptionA pimenteira-do-reino, sendo uma trepadeira, requer estaca para melhor se desenvolver no campo. Visando promover a sustentabilidade do seu sistema de produção, o uso da gliricídia como tutor vivo consiste em uma alternativa para os pipericultores. A carência de informações técnicas do desempenho dos materiais genéticos contribui para a baixa adoção dessa tecnologia. Nesse sentido, visando subsidiar o sistema de produção com informações técnicas do comportamento de clones de pimenteira-do-reino em tutores, esse trabalho avaliou aspectos morfológicos de crescimento e produção de cinco clones em estacão e tutor vivo de gliricídia em área de produtor no município de Tomé Açu-PA. Considerou-se quatro plantas por cultivar, e três repetições, das quais foram coletadas cinco folhas e cinco espigas por planta para avaliar o tamanho do pecíolo, o comprimento, a largura e a espessura das folhas adultas, além do tamanho e do número de frutos por espiga . Os dados foram submetidos à ANOVA e teste de Tukey a 0,05 de significância. A Bragantina apresentou maior média para largura e comprimento da folha em estacão, enquanto a cv. Embrapa apresentou folhas mais largas em gliricídia. Tanto Cingapura como Kuthiravally não sofreram influência do tipo de tutor para os caracteres foliares. Entretanto, em tutor vivo, a Bragantina apresentou espigas maiores, com maior número de frutos, diferentemente das demais cultivares que não sofreram influência do tipo de tutor, indicando a possibilidade de uso de cultivares de pimenteira-do-reino em tutor de gliricídia no sistema de produção.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTutor vivo
dc.subjectPimenta preta
dc.subjectCultivo sustentável
dc.titleParâmetros morfológicos de crescimento e produção de germoplasmas de pimenta-do-reino cultivados em estacão e gliricídia no nordeste do Pará.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroPiper Nigrum
dc.subject.thesagroPimenta do Reino
dc.subject.nalthesaurusGliricidia sepium
dc.subject.nalthesaurusBlack pepper
riaa.ainfo.id1167764
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-03
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55905/revconv.17n.9-409
dc.contributor.institutionSIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATU; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; SONIA MARIA BOTELHO ARAUJO, CPATU; MARLI COSTA POLTRONIERI, CPATU; JOAO PAULO CASTANHEIRA LIMA BOTH, CPATU.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Parametros-morfologicos.pdf411.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace