Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGUIDUCCI, R. do C. N.
dc.contributor.authorSABAINI, P. S.
dc.contributor.authorSOARES, I. P.
dc.contributor.authorGONCALVES, S. B.
dc.date.accessioned2024-10-03T19:54:14Z-
dc.date.available2024-10-03T19:54:14Z-
dc.date.created2024-10-03
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 62., 2024, Palmas. Bioeconomia, cadeias de valor e desafios do desenvolvimento regional: [anais...]. Brasília, DF: SOBER, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167787-
dc.descriptionFrente ao elevado contingente de propriedades agropecuárias de pequeno e médio porte com rebanhos bovinos no Brasil, buscou-se avaliar o potencial deste segmento para gerar renda e contribuir com a redução de emissões de GEE, por meio da produção de biogás e biofertilizante voltados ao consumo próprio. Avaliou-se o impacto econômico e ambiental da substituição de GLP por biogás, bem como o uso de digestato como biofertilizante no cultivo de milho. Foram utilizados dados primários obtidos em propriedade familiar, Luziânia (GO), dados secundário e o auxílio da ferramenta RenovaCalc. Os resultados confirmam o potencial deste segmento de produtores agropecuários em aproveitar de forma sustentável os dejetos oriundos da bovinocultura, com fins de produção de energia renovável para autoconsumo. Em um cenário otimista, com 90% do segmento produzindo bioenergia, gera-se renda adicional equivalente a R$ 2.052,97 milhões com o biogás e R$ 727,09 milhões mediante substituição de 50% de fertilizante NPK pelo digestato, no cultivo de 01 ha de milho, por propriedade. A redução de emissões de GEE neste cenário é de 343.316,51 t CO2 eq. Conclui-se que a produção de biogás e biofertilizante é sustentável em propriedades de pequeno e médio porte, resultando em impactos econômicos, ambientais e sociais relevantes.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEconomia circular
dc.subjectRenovaBio
dc.titleAnálise de sustentabilidade da produção e uso de biofertilizante e biogás em estabelecimentos agropecuários de pequeno e médio porte no Brasil.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroBiodigestor
riaa.ainfo.id1167787
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-03
dc.contributor.institutionROSANA DO CARMO NASCIMENTO GUIDUCCI, CNPAE; PRISCILA SEIXAS SABAINI, CNPAE; ITANIA PINHEIRO SOARES, CNPAE; SILVIA BELEM GONCALVES, CNPAE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise-de-sustentabilidade-da-producao.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace