Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167894
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMELO, G. H. S. de
dc.contributor.authorMAJARON, V. F.
dc.contributor.authorLODI, L. A.
dc.contributor.authorFREITAS, A. J. de
dc.contributor.authorBORTOLETTO-SANTOS, R.
dc.contributor.authorRIBEIRO, C.
dc.contributor.authorFARINAS, C. S.
dc.date.accessioned2024-10-08T13:53:43Z-
dc.date.available2024-10-08T13:53:43Z-
dc.date.created2024-10-08
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: JORNADA CIENTÍFICA - EMBRAPA SÃO CARLOS, 16., 2024, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: Embrapa Instrumentação: Embrapa Pecuária Sudeste, 2024. Coordenadores: Cristiane Sanchez Farinas; Daniel Souza Corrêa; Maria Alice Martins; Maria Fernanda Berlingieri Durigan; Paulo Sérgio de Paula Herrmann Júnior
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167894-
dc.descriptionO uso de inoculantes microbianos vem se tornando uma alternativa ao uso de fertilizantes químicos no setor agroindustrial, visto que apresentam menor impacto ambiental e promovem menor emissão de gases do efeito estufa. No entanto, para garantir a eficácia desses inoculantes, é necessário desenvolver plataformas de carregamento, proteção e dispersão adequadas. Assim, este trabalho desenvolveu, caracterizou e avaliou a eficácia de matrizes biodegradáveis à base de nanofibras de celulose (NFC) e nanopartículas de lignina (NPL) para encapsular uma cepa do fungo filamentoso Aspergillus niger, com o objetivo de aumentar a proteção e vida útil do microrganismo contra estresses. O trabalho foi divido em três etapas: (i) preparação dos filmes poliméricos a base de NFC contendo proporções variadas de nanopartículas de lignina (0 a 0,75%); (ii) caracterização e avaliação dos nanocompósitospreparados; (iii) ensaio de viabilidade e liberação do microrganismo a partir dos filmes preparados. Os resultados de caracterização mostraram que a quantidade de nanolignina presente na matriz polimérica de NFC está diretamente relacionada à maior presença de fraturas nos filmes. Também, os testes de liberação mostraram que a matriz polimérica é capaz de liberar toda quantidade de microrganismo inoculado, assim como nenhum componente da formulação apresentou toxicidade nos ensaios em placa. Os experimentos de viabilidade do fungo frente a estresses abióticos revelaram que a presença das nanopartículas de lignina na matriz de NFC contribui para a proteção e viabilidade do microrganismo. Por fim, a matriz proposta permitiu compreender e obter um biomaterial com alto potencial para o encapsulamento e viabilidade de inoculantes microbianos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEncapsulamento do fungo Aspergillus niger em matrizes lignocelulósicas para uso na agricultura como inoculante microbiano.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCelulose
dc.subject.thesagroLignina
dc.subject.thesagroAspergillus Niger
dc.subject.thesagroInoculante
dc.format.extent21 p.
riaa.ainfo.id1167894
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-08
dc.contributor.institutionGABRIEL HENRIQUE SOUZA DE MELO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR); VINÍCIUS FERRAZ MAJARON, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP); LUDIMILA ARAÚJO LODI, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP); ANDERSON JUNIOR DE FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR); RICARDO BORTOLETTO-SANTOS, UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO (UNAERP); CAUE RIBEIRO DE OLIVEIRA, CNPDIA; CRISTIANE SANCHEZ FARINAS, CNPDIA.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPDIA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
P-Encapsulamento-do-fungo-Aspergillus-niger-em-matrizes-lignocelulosicas-para.pdf418.93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace