Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167945
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPAULETTO, D.
dc.contributor.authorMARTORANO, L. G.
dc.contributor.authorSOUSA, V. de S.
dc.contributor.authorSILVA, Á. F. da
dc.contributor.authorLOPES, L. S. de S.
dc.contributor.authorAMARAL, M. A. C. M. do
dc.contributor.authorTRIBUZY, A. S.
dc.contributor.authorSANTOS, E. A. da S.
dc.date.accessioned2024-10-09T14:53:39Z-
dc.date.available2024-10-09T14:53:39Z-
dc.date.created2024-10-09
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Geografia Física, v. 17, n. 5, p. 3750-3765, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167945-
dc.descriptionA adoção de um sistema de irrigação (SI) com potes de argila é uma alternativa de captação e distribuição de água no meio agrícola e uma tecnologia social. Deste modo, o objetivo deste estudo foi apresentar e avaliar o processo de implantação e desenvolvimento do SI supracitado, em uma unidade experimental de sistema agroflorestal da Universidade Federal do Oeste do Pará, e apresentar as possíveis interlocuções desse projeto. A implantação do SI ocorreu com base no Projeto IrrigaPote; a descrição dos aprendizados, operacionalidade e custos do SI foi a partir da análise de documentos e observações mensais. O monitoramento do crescimento de cultivos com o SI foi a partir de suas medições mensais. Para identificar interligações com o Projeto IrrigaPote com programas, políticas e instituições foi feito um levantamento focado nas principais diretrizes, organizações e regulamentações afins ao tema. Os resultados indicaram que a instalação do SI atendeu às expectativas de eficácia na captação e distribuição de águas pluviais e ofereceu uma alternativa de irrigação que pode ser usada pelos pequenos agricultores, usando ferramentas simples e insumos locais. O SI foi adequado para o crescimento das mudas de banana e acerola. Além disso, existe uma gama de iniciativas nacionais e/ou programas que potencialmente podem estabelecer interfaces ou conexões com o Projeto IrrigaPote, aumentando as suas oportunidades de incentivo e fomento. Tal projeto emerge como uma alternativa para a irrigação sustentável por meio de uma tecnologia social, abrangendo o uso responsável da água, conforme as necessidades e particularidades ambientais e socioeconômicas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAproveitamento de águas pluviais
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectTecnologia social
dc.titleIrrigação com reaproveitamento de águas pluviais: aprendizagem e difusão tecnológica do irrigapote na Amazônia Oriental.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroSistema de Irrigação
dc.subject.thesagroÁguas Pluviais
riaa.ainfo.id1167945
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-09
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26848/rbgf.v17.5.p3750-3765
dc.contributor.institutionDANIELA PAULETTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; VERENA DE SANTOS SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ÁDRIA FERNANDES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; LUCAS SÉRGIO DE SOUSA LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; MARCOS ANTONIO CORREA MATOS DO AMARAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; ALDEIZE SANTOS TRIBUZY, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA; ERNELISON ANGLY DA SILVA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ.
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IrrigacaoReaproveitamento.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace