Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorNEVES, A. L. A.
dc.contributor.authorPEREIRA, L. G. R.
dc.contributor.authorSANTOS, R. D. dos
dc.contributor.authorLIMA, L. L.
dc.contributor.authorSALLES, M. F. O.
dc.contributor.authorGAMA, M. A. S. da
dc.date.accessioned2025-01-20T19:47:00Z-
dc.date.available2025-01-20T19:47:00Z-
dc.date.created2024-10-10
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERNACIONAL DO LEITE, 13., 2015, Porto Alegre. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2015.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1167983-
dc.descriptionO objetivo deste estudo foi avaliar o perfil de ácidos graxos (AG) do leite de vacas Holandês x Gir alimentadas com dietas contendo 30% de concentrado e níveis crescentes de silagem de gliricídia (Gliricidia sepium) em substituição à silagem de milho (0%, 25%, 50%, 75% e 100% de substituição, com base na matéria seca da dieta). Utilizou-se delineamento quadrado latino (QL) 5 x 5 com períodos de 12 dias para avaliação dos tratamentos. Amostras de leite foram coletadas no 12o dia de cada período do QL para análise do perfil de AG. Os resultados foram analisados por modelos mistos, tendo como efeito fixo a porcentagem de substituição da silagem de milho pela de gliricídia e, como aleatórios, período do QL e vaca. Os efeitos linear e quadrático (α = 0,05) foram analisados por contrastes ortogonais. Houve incremento linear (P<0,001) nos teores dos AG vacênico, rumênico, α-linolênico e eicosapentaenoico (EPA) na gordura do leite em resposta à inclusão de silagem de gliricídia. Observou-se efeito quadrático (P<0,0001) sobre os teores dos AG láurico, mirístico e oleico, com os menores teores dos dois primeiros e o maior do ácido oleico obtidos com 100% de silagem de gliricídia na dieta. Não houve efeito (P>0,05) dos tratamentos sobre os teores dos AG palmítico, esteárico e linoleico. Leite com maiores teores de ácidos graxos considerados benéficos à saúde humana foi produzido por vacas alimentadas com dietas contendo silagem de Gliricidia sepium em substituição à silagem de milho.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectÁcido linoleico conjugado
dc.subjectSilagem de gliricidia
dc.subjectSilagem de milho
dc.titlePerfil de ácidos graxos do leite de vacas Holandês x Gir alimentadas com dietas contendo diferentes níveis de silagem de gliricídia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLeguminosa
dc.subject.thesagroSilagem
dc.subject.thesagroGliricidia
dc.subject.thesagroÁcido Graxo
dc.subject.thesagroLeite
dc.subject.nalthesaurusGliricidia sepium
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id1167983
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-20
dc.contributor.institutionFERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; ANDRE LUIS ALVES NEVES, CNPGL; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; RAFAEL DANTAS DOS SANTOS, CPATSA; LARISSA LOVORATO LIMA, UFJF; MARIANA FOURAUX OLIVEIRA SALLES, UFJF; MARCO ANTONIO SUNDFELD DA GAMA, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Perfil-de-acidos-graxos.Lopes.pdf542.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace