Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOARES, V. B.
dc.contributor.authorSILVA, G. B. S. da
dc.contributor.authorBOLFE, E. L.
dc.contributor.authorSANO, E. E.
dc.contributor.authorCASTRO, V. H. M. e de
dc.date.accessioned2024-10-21T14:53:30Z-
dc.date.available2024-10-21T14:53:30Z-
dc.date.created2024-10-21
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18., 2024, Campinas. Anais [...]. Campinas: Instituto Agronômico (IAC), 2024. CIIC 2024. Nº 24606.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168259-
dc.descriptionResumo: De acordo com a Lei 12.651/2012, todo imóvel rural deve manter uma área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal (RL). O percentual relativo à área de RL dentro do imóvel é dependente de sua localização nos diferentes Biomas. A RL tem como principais funções assegurar o uso econômico de modo sustentável dos recursos naturais do imóvel rural, auxiliar a conservação e a reabilitação dos processos ecológicos e promover a conservação da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteção da fauna silvestre e da flora nativa. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar o percentual de RL dos 719 imóveis rurais do município de Lagoinha (SP), por meio de técnicas de análise espacial em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica. A análise espacial possibilita mensurar diferentes propriedades e relacionamentos, considerando a localização espacial do alvo a ser estudado. Para isso, foram utilizados dados do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) e informações do perímetro e de RL dos imóveis. As informações foram interseccionadas de forma a se obter o percentual de reserva legal em cada propriedade rural. Os resultados preliminares indicam que 24,4% das propriedades rurais possuem interseção com áreas protegidas, das quais 14,8% atendem a área protegida de acordo com o Código Florestal, considerando as áreas de RL. Trabalhos futuros utilizarão técnicas de sensoriamento remoto com vistas ao mapeamento da vegetação em Áreas de Proteção Permanente (APP) para cálculo da área efetivamente protegida nos termos do Código Florestal.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGeoprocessamento
dc.subjectCódigo Florestal
dc.subjectReserva Legal RL
dc.subjectAnálise espacial
dc.titleAnálise espacial das áreas de reserva legal nas propriedades rurais do município de Lagoinha (SP).
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.format.extent22 p.
riaa.ainfo.id1168259
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-21
dc.contributor.institutionVICTORIA BEATRIZ SOARES, BOLSISTA PIBIC; GUSTAVO BAYMA SIQUEIRA DA SILVA, CNPMA; EDSON LUIS BOLFE, CNPTIA; EDSON EYJI SANO, CPAC; VICTÓRIA H. MATUSEVICIUS E DE CASTRO, BOLSISTA PIBIC.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RA-SilvaGBS-CIIC-2024-RE24606-CNPTIA.pdf130.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace