Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168274
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorAMORIM, C.
dc.contributor.authorALVES FILHO, E. de G.
dc.contributor.authorKLUGE, R. A.
dc.contributor.authorHAWERROTH, F. J.
dc.contributor.authorANTONIOLLI, L. R.
dc.date.accessioned2024-10-21T16:53:27Z-
dc.date.available2024-10-21T16:53:27Z-
dc.date.created2024-10-21
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSAMENTO MÍNIMO E PÓS-COLHEITA DE FRUTAS, FLORES E HORTALIÇAS, 3., 2024, Piracicaba. Anais... Piracicaba: ESALQ/USP, 2024. Resumo nº 78.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168274-
dc.descriptionTelas antigranizo fotosseletivas têm sido estudadas como uma alternativa para melhorar as características de produção e qualidade em pomares de macieira por agregar partículas cromáticas às malhas, alterando a qualidade da radiação transmitida às plantas. No entanto, pouco se sabe sobre seus efeitos na pós-colheita. Nesse contexto, buscou-se avaliar os efeitos de diferentes cores de telas antigranizo fotosseletivas na qualidade pós-colheita de maçãs ‘Fuji Suprema’ armazenadas sob refrigeração. As maçãs foram produzidas em pomar comercial localizado no município de Monte Alegre dos Campos, RS, em áreas com as telas ChromatiNet® Leno amarela; Leno preta, ChromatiNet® Leno pérola; ChromatiNet® Leno azul, ChromatiNet® Leno vermelha e mista (branca com preta), ou em pleno sol (área não coberta). As telas são constituídas de monofilamentos de polietileno com 18% de sombreamento. A qualidade das maçãs foi avaliada quanto à coloração da casca de fundo e de cobrimento (L*, C* e hue), firmeza de polpa, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), índice de regressão do amido e cor das sementes, na colheita e após 57 e 108 dias de armazenamento a 0 °C e 90% UR em atmosfera comum. Ao comparar as telas, foi possível observar diferenças significativas principalmente em relação aos atributos coloração de cobrimento (L* e C*), SS e AT. A área a pleno sol favoreceu frutos com melhor qualidade ao final do armazenamento, bem como estabilidade no comportamento durante o tempo de armazenamento avaliado. A tela vermelha apresentou frutos sobremaduros ao final de 108 dias de armazenamento refrigerado, ao passo que as maçãs produzidas sob tela azul apresentaram desuniformidade na maturação ao final do armazenamento. A tela mista apresentou o comportamento mais próximo ao da área a pleno sol, podendo ser utilizada como alternativa em regiões onde haja a necessidade do uso de telas protetoras contra o granizo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTelas antigranizo fotosseletivas
dc.subjectMaçãs Fuji Suprema
dc.titleQualidade pós-armazenamento de maçãs ‘Fuji Suprema’ produzidas sob telas antigranizo fotosseletivas.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMalus Domestica
dc.subject.thesagroPós-Colheita
dc.subject.thesagroRadiação Solar
dc.format.extent2p. 117
riaa.ainfo.id1168274
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-21
dc.contributor.institutionCATHERINE AMORIM, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS/USP; ELENILSON DE GODOY ALVES FILHO, DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS/UFC; RICARDO ALVES KLUGE, DEPARTAMENTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS/USP; FERNANDO JOSE HAWERROTH, CNPUV; LUCIMARA ROGERIA ANTONIOLLI, CNPUV.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RA-AntoniolliLR-CNPUV-III-CBPC-2024-Resumo78.pdf118.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace