Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCALSAVARA, L. A.
dc.contributor.authorAUAD, A. M.
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorRESENDE, T. T. de
dc.contributor.authorCAMPAGNANI, M. O.
dc.contributor.authorVERISSIMO, B. A.
dc.date.accessioned2024-10-22T14:56:12Z-
dc.date.available2024-10-22T14:56:12Z-
dc.date.created2024-10-22
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: SANTANA, A. N.; VILA VERDE, D. dos S.; CHAGAS, F. M. B. das; MACHADO, D. C.; ALVES, D. O. (org.). Pesquisas agronômicas: aspectos gerais e avanços tecnológicos. Teresina: Wissen, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168326-
dc.descriptionA suscetibilidade às cigarrinhas das pastagens é a maior restrição para a difusão da Brachiaria ruziziensis (German e Evrard) como alternativa forrageira no Brasil. O programa de melhoramento genético dessa espécie, conduzido pela Embrapa Gado de Leite, tem conseguido ganhos genéticos consideráveis para a resistência a esses insetos praga. Objetivou-se dar continuidade a seleção de plantas tetraploidizadas artificialmente de B. ruziziensis quanto à resistência à Mahanarva spectabilis. Foram avaliadas 60 plantas tetraploides de B. ruziziensis juntamente com as testemunhas, empregando-se delineamento em blocos casualizados com cinco repetições e parcelas de uma planta/vaso. Procedeu-se a inoculação de 6 ovos em estágio S4 (próximos à eclosão) em cada parcela. Cerca de 35 dias após a inoculação foi realizada a contagem do número de ninfas sobreviventes. Houve diferenças significativas para a sobrevivência ninfal de M. spectabilis entre os clones tetraploides de B. ruziziensis. Aproximadamente 50% dos clones avaliados mostraram-se desfavoráveis ao desenvolvimento do inseto praga. Os ciclos de seleção visando à obtenção de cultivares de B. ruziziensis resistentes a M. spectabilis tem promovido o aumento da porcentagem de plantas com fenótipo favorável dentro da população, confirmando a eficácia da seleção para resistência às cigarrinhas das pastagens.por
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleResistência para a Mahanarva spectabilis (Distant, 1909) (Hemiptera: Cercopidae) em clones advindos de populações melhoradas de Brachiaria ruziziensis.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroCigarrinha das Pastagens
dc.subject.thesagroBrachiaria
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroResistência
dc.subject.thesagroInseto
dc.subject.thesagroPraga
dc.format.extent2p. 118-123.
riaa.ainfo.id1168326
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-22
dc.contributor.institutionLUIS AUGUSTO CALSAVARA; ALEXANDER MACHADO AUAD, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; TIAGO TEIXEIRA DE RESENDE, CNPGL; MICHELLE OLIVEIRA CAMPAGNANI; BRUNO ANTONIO VERISSIMO.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resistencia-para-a-Mahanarva-spectabillis-em-clones.pdf4.85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace