Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168670
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorTONIETTO, J.
dc.date.accessioned2024-10-31T13:53:56Z-
dc.date.available2024-10-31T13:53:56Z-
dc.date.created2024-10-31
dc.date.issued2002
dc.identifier.citationSIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE INVESTIGAÇÃO E EXTENSÃO EM PESQUISA AGROPECUÁRIA - IESA, 5.; ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO - SBSP, 5., 2002, Florianópolis. Agroecossistemas, agricultura familiar e agricultura orgânica: anais. Florianópolis: Epagri, 2002. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168670-
dc.descriptionInserida no segmento vitivinícola brasileiro, em 1995 foi criada a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos - Aprovale, tendo como objetivos, dentre outros, o estabelecimento e a proteção de indicação geográfica para os vinhos do Vale dos Vinhedos - uma sub-região da tradicional região vitivinícola da Serra Gaúcha, no estado do RS. A indicação geográfica Vale dos Vinhedos foi estruturada com uma Indicação de Procedência, segundo o que estabelece a legislação brasileira de propriedade industrial. Diversos trabalhos de pesquisa foram desenvolvidos para fornecer elementos para sua implementação. Seu regulamento incorpora várias inovações na produção de vinhos de qualidade no Brasil: área de produção delimitada; cultivares autorizadas, exclusivamente de Vitis vinifera L.; rendimento máximo por unidade de área; origem da matéria-prima proveniente da área de produção delimitada; conjunto de produtos autorizados; elaboração, envelhecimento e engarrafamento dos produtos na área de produção delimitada; padrões de identidade e qualidade química dos produtos, mais restritivos que o estabelecido pela legislação brasileira de vinhos; padrões de identidade organoléptica dos produtos, via avaliação sensorial por comissão de degustação; controles de produção vitícola e enológica, Conselho Regulador como mecanismo de autocontrole; sinal distintivo para o consumidor, através de normas específicas de rotulagem, incluindo selo de controle; e, política de respeito às indicações geográficas reconhecidas em outros países ou no Brasil. A Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos representa um novo patamar na produção, organização e comercialização da produção de vinhos no Brasil. Tais produtos correspondem os chamados vinhos brasileiros de “4ª geração”. As indicações geográficas constituem um sistema capaz de agregar valor e gerar riqueza, numa opção concreta para uma nova etapa de desenvolvimento e para uma nova geração de produtos de qualidade no Brasil, podendo beneficiar igualmente produtos da agricultura familiar.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDenominação de origem
dc.subjectIndicação de procedência
dc.subjectIndicação geográfica
dc.subjectVale dos vinhedos
dc.subjectConselho regulador
dc.titleIndicação Geográfica Vale Dos Vinhedos: sinal de qualidade inovador na produção de vinhos brasileiros.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroVinho
dc.subject.thesagroViticultura
dc.format.extent2p 1-16
riaa.ainfo.id1168670
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-31
dc.contributor.institutionJORGE TONIETTO, CNPUV.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TONIETTO-completoIESA-2002.PDF231.05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace