Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168675
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFRANÇA, S. O.
dc.contributor.authorPRADO, R. B.
dc.contributor.authorMONTEIRO, J. M. G.
dc.contributor.authorASSIS, R. L. de
dc.contributor.authorMIONI, W. F.
dc.date.accessioned2024-10-31T15:53:18Z-
dc.date.available2024-10-31T15:53:18Z-
dc.date.created2024-10-31
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM AGROPECUÁRIA, 5., 2024, Seropédica. O papel das políticas públicas de ciência e tecnologia na mitigação das mudanças climáticas nos biomas latino-americanos. Seropédica: UFRRJ, 2024. V SLACTIA.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168675-
dc.descriptionÉ preciso compreender, por meio da percepção dos produtores rurais, como as mudanças climáticas impactam os SE para promover adaptações eficientes na conservação e manutenção desses serviços, a partir da orientação na transição ou adoção de um manejo agroecológico. O objetivo é identificar sob a percepção dos produtores rurais sobre os impactos das mudanças climáticas nos serviços ecossistêmicos, a partir da perspectiva de produtores(as) rurais da agricultura familiar orgânicos e convencionais do município de Nova Friburgo–RJ. O estudo foi conduzido em Campo do Coelho (3o Distrito) e Nova Friburgo Centro (1o Distrito), que fazem parte dos oito distritos do município de Nova Friburgo, localizado na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Para identificar a percepção dos produtores(as) orgânicos e convencionais, agricultores familiares, sobre os impactos das mudanças climáticas nos serviços ecossistêmicos, foi elaborado um questionário semiestruturado. Como resultado, foi possível identificar nessa pesquisa que, independente da idade ou nível de escolaridade, produtores rurais convencionais ou orgânicos tinham compreensão das mudanças climáticas e seus impactos nos SE. Porém, os produtores orgânicos perceberam menor impacto das mudanças climáticas sobre a produção agrícola, assim como têm maior percepção de que as práticas conservacionistas contribuem para diminuir os impactos das mudanças climáticas na região.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgroecologia
dc.subjectAmbiente de montanha
dc.subjectNova Friburgo
dc.subjectMountain environment
dc.titleImpactos das mudanças climáticas nos serviços ecossistêmicos na agricultura familiar: produtores(as) convencionais e orgânicos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMudança Climática
dc.subject.nalthesaurusAgroecology
dc.subject.nalthesaurusClimate change
riaa.ainfo.id1168675
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-31
dc.contributor.institutionSAMIRA FRANÇA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; RACHEL BARDY PRADO, CNPS; JOYCE MARIA GUIMARAES MONTEIRO, CNPS; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; WALTER FERNANDO MIONI, INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGÍA AGROPECUARIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Impactos-das-mudancas-climaticas-nos-servicos-ecossistemicos-2024.pdf485.93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace