Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNAGASHIMA, R. K.
dc.contributor.authorCARDOSO, H. C.
dc.contributor.authorLEAL, A. C. T.
dc.contributor.authorMONTEIRO, E. A. B.
dc.contributor.authorBARROS, M. de L. C.
dc.contributor.authorFELIZZOLA, J. F.
dc.contributor.authorNEU, V.
dc.date.accessioned2024-10-31T18:53:41Z-
dc.date.available2024-10-31T18:53:41Z-
dc.date.created2024-10-31
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 25., 2023, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168693-
dc.descriptionUma parcela significativa da população mundial vive em lugares sem saneamento e em condições precárias. Esse contexto engloba a situação nociva vivida pela maioria das comunidades ribeirinhas amazônicas, no que tange à ausência de saneamento e acesso à água potável. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar os parâmetros físico-químicos e biológicos da água da chuva proveniente de sistemas de captação, após o processo de tratamento com o uso de velas e filtros. Para tanto, foram feitas coletas mensais da água dos sistemas destinada para consumo humano, em doze residências localizadas no canal Furo Grande, Ilha das Onças (Barcarena, Pará), e foi analisada a eficiência de três tipos de velas filtradoras, no período de 2019 a 2023. Os resultados mostram que o sistema de captação e tratamento de água da chuva é uma tecnologia eficiente para o fornecimento de água potável nas residências avaliadas. Embora os três parâmetros analisados pH, condutividade elétrica, análise microbiológica estejam correlacionados à limpeza, manuseio correto e manutenção do sistema pelos moradores, a qualidade da água pós-tratamento mostrou-se adequada e compatível às diretrizes do Ministério da Saúde, possibilitando o acesso dessa população à água potável e permitindo melhoria na saúde e na qualidade de vida dos moradores das ilhas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTecnologia social
dc.subjectComunidade ribeirinha
dc.titleAvaliação dos parâmetros físico-químicos e biológicos da água da chuva em uma ilha no estuário do Rio Pará.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÁgua Potável
riaa.ainfo.id1168693
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-31
dc.contributor.institutionRAFAEL KEIICHI NAGASHIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; HENRIQUE COSTA CARDOSO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; ANA CIBELLE TAVARES LEAL, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; EMANUELLY ANTONIA BRITO MONTEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; MARIA DE LOURDES CAVALCANTI BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; JULIANA FEITOSA FELIZZOLA, CPATU; VANIA NEU, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoParametros.pdf814 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace