Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168693
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorNAGASHIMA, R. K.
dc.contributor.authorCARDOSO, H. C.
dc.contributor.authorLEAL, A. C. T.
dc.contributor.authorMONTEIRO, E. A. B.
dc.contributor.authorBARROS, M. de L. C.
dc.contributor.authorFELIZZOLA, J. F.
dc.contributor.authorNEU, V.
dc.date.accessioned2024-10-31T18:53:41Z-
dc.date.available2024-10-31T18:53:41Z-
dc.date.created2024-10-31
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 25., 2023, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168693-
dc.descriptionUma parcela significativa da população mundial vive em lugares sem saneamento e em condições precárias. Esse contexto engloba a situação nociva vivida pela maioria das comunidades ribeirinhas amazônicas, no que tange à ausência de saneamento e acesso à água potável. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar os parâmetros físico-químicos e biológicos da água da chuva proveniente de sistemas de captação, após o processo de tratamento com o uso de velas e filtros. Para tanto, foram feitas coletas mensais da água dos sistemas destinada para consumo humano, em doze residências localizadas no canal Furo Grande, Ilha das Onças (Barcarena, Pará), e foi analisada a eficiência de três tipos de velas filtradoras, no período de 2019 a 2023. Os resultados mostram que o sistema de captação e tratamento de água da chuva é uma tecnologia eficiente para o fornecimento de água potável nas residências avaliadas. Embora os três parâmetros analisados pH, condutividade elétrica, análise microbiológica estejam correlacionados à limpeza, manuseio correto e manutenção do sistema pelos moradores, a qualidade da água pós-tratamento mostrou-se adequada e compatível às diretrizes do Ministério da Saúde, possibilitando o acesso dessa população à água potável e permitindo melhoria na saúde e na qualidade de vida dos moradores das ilhas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTecnologia social
dc.subjectComunidade ribeirinha
dc.titleAvaliação dos parâmetros físico-químicos e biológicos da água da chuva em uma ilha no estuário do Rio Pará.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÁgua Potável
riaa.ainfo.id1168693
riaa.ainfo.lastupdate2024-10-31
dc.contributor.institutionRAFAEL KEIICHI NAGASHIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; HENRIQUE COSTA CARDOSO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; ANA CIBELLE TAVARES LEAL, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; EMANUELLY ANTONIA BRITO MONTEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; MARIA DE LOURDES CAVALCANTI BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; JULIANA FEITOSA FELIZZOLA, CPATU; VANIA NEU, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AvaliacaoParametros.pdf814 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace