Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFREDERICO, I. M. C.
dc.contributor.authorBERTANI, R. M. DE A.
dc.contributor.authorSOARES, A. DE A. V.
dc.contributor.authorKANO, C.
dc.contributor.authorFISCHER, I. H.
dc.contributor.authorSILVA, M. DE A.
dc.date.accessioned2024-11-04T20:06:46Z-
dc.date.available2024-11-04T20:06:46Z-
dc.date.created2024-11-04
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO PAULISTA DE CIÊNCIA DO SOLO, 5., 2024, Botucatu. Avanços e novas tecnologias na Ciência do Solo: anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2024.
dc.identifier.issn2966-3814
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168787-
dc.descriptionA disponibilidade de fósforo (P) é influenciada por diversos atributos do solo, afetando a resposta da cultura do feijão à aplicação de P. Foi conduzido um experimento em ambiente protegido na APTA/URPD Bauru com o objetivo de avaliar a aplicação de P no crescimento e produtividade do feijoeiro em solos com alto e baixo teor de P. Foram estudados três níveis de fornecimento de P (superfosfato triplo): sem P, metade da recomendação e aplicação recomendada de P, em dois solos com textura argilosa. Os solos com alto teor de P (440 g kg-1 de argila) e baixo teor de P (360 g kg-1 de argila) apresentavam 0,62 mg g-1 e 0,76 mg g-1 de Capacidade Máxima de Adsorção de Fosfato (CMAP), respectivamente. Para a dose recomendada de P, a maior altura foi observada no solo com alto teor de P, enquanto a menor altura ocorreu no solo com baixo teor. Em relação ao diâmetro do caule, os maiores valores foram proporcionados pelo solo com baixo teor de P na metade da dose recomendada. A maior massa seca das plantas foi observada no solo com baixo teor de P, enquanto no solo com alto teor de P, a massa seca foi menor nas doses de P aplicadas. O índice de cor verde e a produtividade não apresentaram diferenças significativas entre as doses e os solos. Conclui-se que o solo com baixo teor de P, devido ao seu maior valor de CMAP, teve maior influência da fração argila, reduzindo a resposta à adubação fosfatada para o crescimento das plantas. Esta alteração na dinâmica do P no solo fez com que as doses utilizadas fossem insuficientes para aumentar a produtividade da cultura. Assim, destaca-se a importância de considerar a CMAP e outros atributos do solo ao planejar a adubação fosfatada.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCapacidade Máxima de Adsorção de Fosfato
dc.subjectFeijão comum
dc.titleAplicação de fósforo no crescimento e produtividade do feijoeiro em solos com alto e baixo teor de P.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.format.extent21 p.
riaa.ainfo.id1168787
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-04
dc.contributor.institutionISADORA MALVEIRA COSTA FREDERICO, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; ROSEMARY MARQUES DE ALMEIDA BERTANI, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS; ANELISA DE AQUINO VIDAL SOARES, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS; CRISTIAINI KANO, CNPM; IVAN HERMAN FISCHER, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS; MARCELO DE ALMEIDA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6270.pdf257.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace