Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVALLE, C. A. do
dc.contributor.authorVIEIRA, F. A. P.
dc.contributor.authorBORGES, I.
dc.contributor.authorGONÇALVES, L. C.
dc.contributor.authorRODRIGUEZ, N. M.
dc.contributor.authorSALIBA, E. de O. S.
dc.contributor.authorBORGES, A. L. da C. C.
dc.contributor.authorRODRIGUES, J. A. S.
dc.contributor.authorFARIA, M. B. de
dc.date.accessioned2024-11-06T13:53:49Z-
dc.date.available2024-11-06T13:53:49Z-
dc.date.created2024-11-06
dc.date.issued2001
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 38., 2001, Piracicaba. A produção animal na visão dos brasileiros: anais. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168858-
dc.descriptionEstudou-se o efeito do uso de diferentes aditivos sobre a digestibilidade in vitro da matéria seca, extrato etéreo, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, hemicelulose, celulose e lignina de silagens e materiais originais de quatro genótipos de girassol. Para tais análises utilizou-se amostras présecas a 65ºC por 72 horas dos materiais retirados dos silos após 56 dias de fermentação. Apenas o uso da uréia e do carbonato de cálcio tiveram efeito sobre a digestibilidade, sendo tal efeito notado nas silagens do cultivar DK180. As silagens deste mesmo híbrido tiveram os teores de extrato etéreo reduzidos e de fibra em detergente neutro aumentados pelo uso da uréia, do carbonato de cálcio e de sua associação, sendo as mais afetadas pela utilização dos aditivos para tais parâmetros. As porcentagens de fibra em detergente ácido e celulose das silagens analisadas foram alteradas apenas com o acréscimo da uréia e desta associada ao carbonato de cálcio no híbrido DK180. Os teores de hemicelulose, diferentemente das demais frações fibrosas não foram alteradas pelo uso dos aditivos nas silagens do DK180 apresentando resultados variados nas demais silagens. Os valores de lignina praticamente não foram alterados pelo uso dos aditivos, sendo demonstrado aumento deste componente apenas nas silagens do híbrido DK180 tratadas com uréia.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCarbonato de cálcio
dc.subjectInoculante bacteriano
dc.titleEfeito do uso de aditivos na digestibilidade in vitro da matéria seca, extrato etéreo e frações fibrosas de silagens de quatro genótipos de girassol (Helianthus annuus L.) .
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroUréia
riaa.ainfo.id1168858
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-06
dc.contributor.institutionCLÁUDIA ALVES DO VALLE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; FLÁVIA ADRIANA PEREIRA VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; IRAN BORGES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; LÚCIO CARLOS GONÇALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; NORBERTO MARIO RODRIGUEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; ELOISA DE OLIVEIRA SIMÕES SALIBA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; ANA LUÍZA DA COSTA CRUZ BORGES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; MAÍRA BATISTA DE FARIA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeito-do-uso-de-aditivos-na-digestibilidade-in-vitro-da-materia-seca.pdf29.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace