Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168866
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorROSA, V. T. da
dc.contributor.authorROSA, D. P. da
dc.contributor.authorSATTLER, A.
dc.contributor.authorMENTGES, M. I.
dc.contributor.authorVIEIRA, D. A.
dc.contributor.authorREICHERT, J. M.
dc.contributor.authorREINERT, D. J.
dc.date.accessioned2024-11-06T15:53:23Z-
dc.date.available2024-11-06T15:53:23Z-
dc.date.created2024-11-06
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 17., 2008, Rio de Janeiro. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais: anais. Rio de Janeiro: UFRRJ: Embrapa Solos; Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2008.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168866-
dc.descriptionO sistema de manejo plantio direto foi implantado no planalto gaúcho com o intuito de resolver problemas relativos à degradação do solo oriundos do sistema de manejo convencional, porém, com o passar do tempo, percebe-se que problemas relativos à compactação não foram resolvidos, mas sim, em muitos casos, agravados. Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito da evolução no tempo de implantação do sistema plantio direto; o efeito do tráfego controlado e de cargas adicionais ao solo sobre a condutividade hidráulica saturada do solo. Os sistemas de manejo foram: PD0 – plantio direto há 0 anos (2 meses); PD2 – plantio direto há 2 anos; PD4 – plantio direto há 4 anos; PD5,5 – plantio direto há 5,5 anos e PD14 – plantio direto há 14 anos. Os níveis de tráfego foram com e sem tráfego, e as cargas aplicadas foram: 0, 25, 50 e 100 kPa. O manejo alterou a condutividade hidráulica saturada nas camadas superficiais do solo, 0,0-0,06 e 0,07-0,14m. A condutividade hidráulica saturada diminuiu após 4 anos de plantio direto nas camadas superficiais e voltou a aumentar após 14 anos na camada entre 0,07-0,14m se assemelhando a condição inicial . Ao aplicar cargas de 100 kPa ao solo a condutividade hidráulica diminuiu consideravelmente. O tráfego de máquinas de médio a grande porte provocam diminuição da condutividade hidráulica saturada.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAlteração da condutividade hidráulica saturada do solo em áreas com diferentes níveis de tráfego de máquinas e prazos de adoção do sistema plantio direto.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCompactação do Solo
dc.subject.thesagroRetenção de Água no Solo
dc.subject.thesagroPlantio Direto
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id1168866
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-06
dc.contributor.institutionVANDERLEIA TREVISAN DA ROSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; DAVID PERES DA ROSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; ARCENIO SATTLER, CNPT; MARCELO IVAN MENTGES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; DAVI ALEXANDRE VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; JOSÉ MIGUEL REICHERT, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; DALVAN JOSÉ REINERT, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Alteracao-da-Condutividade-Hidraulica.pdf264.2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace