Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168899
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPIRES, M. de F. A.
dc.contributor.authorSATURNINO, H. M.
dc.contributor.authorCAMPOS, A. T. de
dc.contributor.authorTEODORO, R. L.
dc.date.accessioned2024-11-07T11:54:45Z-
dc.date.available2024-11-07T11:54:45Z-
dc.date.created2024-11-07
dc.date.issued2001
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 38., 2001, Piracicaba. A produção animal na visão dos brasileiros: anais. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168899-
dc.descriptionAvaliou-se o desempenho reprodutivo, por meio da taxa de gestação de vacas em lactação e novilhas confinadas em free stall, durante o inverno e verão, nos anos de 1993, 1994 e 1995. A taxa de gestação foi obtida sobre o número total de vacas ou novilhas inseminadas nos meses de maio a outubro (inverno) e de novembro a abril (verão) e analisadas pelo X2 . A temperatura ambiente (TA) e a umidade relativa do ar (UR) foram monitoradas diariamente, durante três meses de verão (janeiro, fevereiro e março) e três meses de inverno (junho, julho e agosto). Em cada estação mediram-se, semanalmente, às 9, 15 e 21h, a temperatura retal (T.R.) e a freqüência respiratória (F.R.) de 50% das vacas em lactação sorteadas ao acaso. A TA e o Índice de Temperatura e Umidade (ITU) médios foram mais elevados (P < 0,05) no verão (25,6ºC e 75,8) que no inverno (19,0ºC e 65,3), enquanto a UR média foi a mesma em ambas as estações (80,0%). As médias da T.R. e F.R. foram sempre mais elevadas no verão, e às 15h em comparação com 9h (39,47ºC e 64,76 mov./min vs 38,89ºC e 44,21 mov./min). A taxa de gestação das vacas em lactação foi menor no verão (45,7%) que no inverno (71,2%), enquanto 85,4% das novilhas ficaram gestantes no verão e 78,3%, no inverno. Durante o verão, vacas em lactação da raça Holandesa de alto potencial genético estão submetidos a um processo de estresse calórico, responsável pela redução na taxa de gestação
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEstresse calórico
dc.titleTaxa de gestação em fêmeas da raça holandesa confinadas em free stall, no verão e inverno.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroGado Leiteiro
dc.subject.thesagroFertilidade Animal
riaa.ainfo.id1168899
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-07
dc.contributor.institutionMARIA DE FATIMA AVILA PIRES, CNPGL; HELTON MATTANA SATURNINO, UNIVERSIDADE FEDEREAL DE MINAS GERAIS; ALOISIO TORRES DE CAMPOS, CNPGL; ROBERTO LUIZ TEODORO, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Taxa-de-gestacao-em-femeas-da-raca-holandesa.pdf25.62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace