Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168938
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMEDEIROS, S. R. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, D. E. de
dc.contributor.authorLEONARDO, E. F.
dc.contributor.authorQUEIROZ, O. C. M.
dc.contributor.authorAROEIRA, L. J. M.
dc.contributor.authorLANNA, D. P. D.
dc.date.accessioned2024-11-07T15:53:45Z-
dc.date.available2024-11-07T15:53:45Z-
dc.date.created2024-11-07
dc.date.issued2001
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 38., 2001, Piracicaba. A produção animal na visão dos brasileiros: anais. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2001.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1168938-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho é determinar se a suplementação com CLA altera os níveis plasmáticos de ácidos graxos não esterificados (AGNE) e de colesterol de vacas lactantes à pasto. Usou-se 30 vacas mestiças sobre C. Nlenfuensis var. Nlemfuensis mais 4 kg de concentrado divididas em 2 grupos que receberam da 4a a 11a semana 150 g de sais de cálcio de ácidos graxos de óleo de palma (Controle) ou a igual quantidade de sais de cálcio de CLA-60 (CLA). Da 12a a 15a semana interrompeu-se a suplementação com sais de cálcio para avaliação do efeito residual. Usou-se um delineamento de blocos ao acaso com vacas pareadas por dia de parto, produção das lactações anteriores, produção atual, número da lactação e condição corporal e peso vivo. AGNE foram analisados para todas as semanas, mas colesterol apenas para as semanas pares. Foi feita análise de variância para o período de tratamento, bem como do período residual. A média dos valores de AGNE no período de tratamento tendeu a ser inferior para os animais consumindo CLA (P<0,10), mas não no período residual (P<0,36). No período residual os valores de AGNE para os animais tratados inverte a tendência anterior e ficam mais altos que o controle nas últimas duas semanas, o que está de acordo com os efeitos na redução de gordura e aumento de produção de leite no período de tratamento e a volta a valor normal de gordura no período residual. Não houve qualquer efeito do tratamento para os níveis de colesterol.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEstrela africana
dc.subjectPlasmático
dc.subjectResidual
dc.subjectRotacionado
dc.titleEfeito do ácido linoléico conjugado (CLA) nos níveis de ácidos graxos livres e colesterol no sangue de vacas lactantes à pasto.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroVaca
dc.subject.thesagroLactação
riaa.ainfo.id1168938
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-07
dc.contributor.institutionSERGIO RAPOSO DE MEDEIROS, ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ; DIMAS ESTRAZULAS DE OLIVEIRA, ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ; ERIC FRANCHI LEONARDO, ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ; OSCAR CÉZAR MÜLLER QUEIROZ; LUIZ JANUARIO MAGALHAES AROEIRA, CNPGL; DANTE PAZZANESE D. LANNA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Efeito-do-acido-linoleico-conjugado-CLA-nos-niveis-de-acidos-graxos.pdf28.75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace