Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169082
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorAULER, F.
dc.contributor.authorAMAYA-FARFÁN, J.
dc.contributor.authorSPEHAR, C. R.
dc.date.accessioned2024-11-12T19:53:40Z-
dc.date.available2024-11-12T19:53:40Z-
dc.date.created2024-11-12
dc.date.issued2002
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 18., 2002, Porto Alegre. Integração pesquisa indústria: anais. Porto Alegre: SBCTA, 2002.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169082-
dc.descriptionO amaranto (Amaranthus cruentus) é uma Dicotiledônea que apresenta características morfológicas e nutricionais comuns aos cereais e leguminosas sendo, portanto classificado como pseudo-cereal. Recentemente, algumas espécies desta planta (oriunda dos Andes), têm sido adaptadas ao solo brasileiro, e por isto necessitam estudos. Poucas mudanças foram notadas na composição centesimal, porém o perfil aminoacídico desta espécie (A. cruentus, Var Japônica) ainda não foi relatado. No presente estudo foi determinado o aminograma do amaranto brasileiro em três farinhas (base, desengordurada e hidrolisada com alfa-amilase) e em três concentrados protéicos produzidos a partir destas. Os resultados mostraram altos teores de sulfurados (metionina e cisteína) em todas as farinhas e concentrados, ao passo que leucina pareceu ser o aminoácido limitante para todos os concentrados e nas farinhas base e desengordurada. A lisina foi limitante na farinha hidrolisada. Estes perfis sugerem que as proteínas do concentrado têm a composição alterada durante o processo de extração.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titlePerfil aminoacídico do amaranto brasileiro (A. cruentus Var Japônica).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAmaranto de Grão
dc.subject.thesagroAminoácido
dc.subject.thesagroLisina
dc.subject.nalthesaurusAmaranthus
dc.subject.nalthesaurusProtein concentrates
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id1169082
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-12
dc.contributor.institutionFLAVIA AULER, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; JAIME AMAYA-FARFÁN, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; CARLOS ROBERTO SPEHAR, CPAC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Perfil-aminoacidico.pdf505.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace