Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNOVAES, A. F. G.
dc.contributor.authorCASTRO, F. de F. A. de
dc.contributor.authorCOMINATO, V.
dc.contributor.authorPAVEL, L. D.
dc.contributor.authorCARVALHO, G. R.
dc.contributor.authorGUIMARÃES, A. S.
dc.contributor.authorSILVA, M. R.
dc.contributor.authorSOUZA, G. N. de
dc.date.accessioned2024-11-20T12:53:26Z-
dc.date.available2024-11-20T12:53:26Z-
dc.date.created2024-11-20
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: COSTA, F. F.; HÚNGARO, H. M.; SILVA, J. P. S. S. da; RODARTE, M. P.; SILVA, P. H. D. da (org.). Gestão, qualidade e inovações tecnológicas: produções acadêmicas em ciência e tecnologia do leite e derivados. Juiz de Fora: Editar, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169245-
dc.descriptionUm dos pontos considerado como grande desafio para aumento da competitividade da cadeia de leite no Brasil está ligada a melhoria da saúde dos rebanhos. Entre as doenças que impactam a produtividade dos rebanhos brasileiros e ligadas a saúde dos consumidores pode-se citar a mastite, a brucelose e a tuberculose. A contagem de células somáticas de rebanhos, reconhecidamente como indicador de saúde da glândula mamária, no período de 2006 a 2020 apresentou uma média em torno de 450 mil células/ml, não sendo observada redução significativa no Brasil, indicando uma alta prevalência de patógenos contagiosos da mastite entre os rebanhos. Estudos de prevalência entre rebanhos e indivíduos foram conduzidos em diferentes estados do Brasil, mostrando uma situação epidemiológica distinta entre os estados e podendo ser consideradas endêmicas em determinadas situações. A brucelose e a tuberculose, que além de causar queda na produtividade dos rebanhos são doenças que representam risco para a saúde dos consumidores por meio da ingestão de leite cru e derivados de leite cru, como o queijo artesanal. Portanto, é necessário que os diferentes elos da cadeia trabalhem juntos com os produtores de leite para melhoria da saúde dos rebanhos, onde o médico veterinário tem um papel de destaque.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMastite
dc.titleDesafios sanitários a serem superados pela cadeia produtiva do leite que impactam na competitividade, qualidade dos produtos lácteos e saúde do consumidor.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroDoença Animal
dc.subject.thesagroBrucelose
dc.subject.thesagroTuberculose
dc.format.extent2p. 149-165.
riaa.ainfo.id1169245
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-20
dc.contributor.institutionANA FLÁVIA GOMES NOVAES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; FÚLVIA DE FÁTIMA ALMEIDA DE CASTRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; VANESSA COMINATO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; LUCAS DIAS PAVEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; GLAUCO RODRIGUES CARVALHO, CNPGL; ALESSANDRO DE SA GUIMARAES, CNPGL; MARCIO ROBERTO SILVA, CNPGL; GUILHERME NUNES DE SOUZA, CNPGL.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios-sanitarios-a-serem-superados-pela-cadeia-produtiva-do-leite.pdf235.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace