Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorANDRADE NETO, A. C. de
dc.contributor.authorSALMAN, A. K. D.
dc.contributor.authorCIPRIANI, H. N.
dc.contributor.authorSOUZA, E. C.
dc.contributor.authorCRUZ, P. G. da
dc.date.accessioned2024-11-21T18:03:50Z-
dc.date.available2024-11-21T18:03:50Z-
dc.date.created2024-11-21
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA EMBRAPA RONDÔNIA, 14., Porto Velho. Anais [...]. Porto Velho, RO: Embrapa Rondônia, 2024. p. 63-66. (Embrapa Rondônia. Eventos Técnicos, 02).
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169321-
dc.descriptionO índice de qualidade do solo (IQS) é um dos indicadores utilizados para avaliação de sustentabilidade dos sistemas agrícolas e florestais. Entretanto, são poucos os estudos avaliando a QS em seus três componentes (químico, físico e biológico), permitindo uma análise mais adequada da saúde do solo em diferentes usos, especialmente na Amazônia. O objetivo deste trabalho foi avaliar a QS em diferentes sistemas de produção pecuária em Porto Velho, Rondônia, utilizando-se um índice de qualidade do solo (IQS). O estudo foi conduzido em seis áreas: Integração pecuária-floresta com Samanea tubulosa (IPFST), IPF com Eucalyptus pellita (IPF-EP), Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), Integração lavourapecuária (ILP), pastagem BRS Ipyporã e floresta nativa. Amostras de solo foram coletadas para análise de nove atributos (seis químicos, dois físicos e um biológico). Os valores de referência foram obtidos da quinta aproximação e dos próprios dados. O IQS final obtido capturou satisfatoriamente as diferenças entre os componentes, permitindo analisar a QS entre os tratamentos mais facilmente do que analisando-se os indicadores individualmente. Verificou-se que a QS sob todos os usos é similar, com ligeiro declínio no IPF-EP, e que o principal componente para melhoria é o físico.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAmazônia ocidental
dc.subjectBordão-de-velho
dc.subjectFatorial com testemunhas
dc.subjectSaúde do solo
dc.titleÍndice de qualidade do solo sob sistemas de produção pecuária-floresta em Porto Velho, Rondônia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id1169321
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-21
dc.contributor.institutionANTONIO COSTA DE ANDRADE NETO, FACULDADE DA AMAZÔNIA; ANA KARINA DIAS SALMAN, CPAF-RO; HENRIQUE NERY CIPRIANI, CNPF; ELAINE COIMBRA DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; PEDRO GOMES DA CRUZ, CNPCA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ETC-RO-17.pdf1.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace