Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169351
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorREIS, J. C. dos
dc.contributor.authorKAMOI, M. Y. T.
dc.contributor.authorMICHETTI, M.
dc.contributor.authorCORDEIRO, L. A. M.
dc.date.accessioned2024-11-22T12:51:42Z-
dc.date.available2024-11-22T12:51:42Z-
dc.date.created2024-11-22
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 61., 2023, Piracicaba. Agropecuária do futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar: anais. Piracicaba: ESALQ/USP, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169351-
dc.descriptionA degradação das pastagens compromete o desempenho produtivo do rebanho bovino no bioma Cerrado e, por consequência, o resultado econômico da atividade pecuária. Com a crescente pressão social decorrente da maior percepção quanto aos impactos ambientais das pastagens degradadas, as estratégias de recuperação de pastagens degradadas têm assumido grande relevância como instrumentos para promover uma maior sustentabilidade da pecuária brasileira. Contudo, por envolver maiores custos e maiores níveis de planejamento e gestão, a adoção de práticas de recuperação de pastagens degradadas ainda é relativamente pequena. Como contrapartida, tem-se que uma enorme parcela das pastagens brasileiras encontram-se em algum nível de degradação. Utilizando informações de painéis de custos de produção para o bioma Cerrado e através de análise de cenários, apresenta-se os custos e os potenciais retornos econômicos para a adoção de três das principais estratégias de recuperação de pastagens degradadas: i) recuperação direta; ii) recuperação indireta e; iii) renovação direta. Os resultados indicaram que a adoção dessas estratégias melhora os resultados econômicos do produtor. Contudo, a melhor situação para o pecuarista é adotar práticas de manejo que mantenham a fertilidade do solo e a pastagem com elevados níveis de produtividade, para não necessitar arcar com os custos de recuperar ou renovar suas pastagens. Esses resultados podem ser úteis para o desenho de políticas públicas destinadas à promoção de uma pecuária mais sustentável ao explicitar que um aspecto chave é a mudança na forma que o pecuarista gerencia o seu negócio, em especial, a percepção dele em relação ao manejo da pastagem.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRecuperação de pastagens degradadas
dc.titleAspectos econômicos da recuperação de pastagens degradadas no bioma Cerrado.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroCerrado
dc.subject.thesagroPecuária
dc.subject.thesagroEconomia
dc.subject.thesagroRebanho
dc.description.notesSOBER.
dc.format.extent218 p.
riaa.ainfo.id1169351
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-22
dc.contributor.institutionJULIO CESAR DOS REIS, CPAC; MARIANA YUMI TAKAHASHI KAMOI, ASSOCIAÇÃO REDE ILPF; MIQUEIAS MICHETTI, INSTITUTO MATOGROSSENSE DE ECONOMIA AGROPECUÁRIA; LUIZ ADRIANO MAIA CORDEIRO, CPAC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CPAC-AA-37932.pdf605,18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace