Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169409
Título: Zoneamentos territoriais de áreas favoráveis à praga quarentenária ausente Conogethes punctiferalis considerando hospedeiros no Brasil.
Autor: MINGOTI, R.
PESSOA, M. C. P. Y.
MORIYA, L. M.
PIZA, P. L. B. DE T.
Afiliación: RAFAEL MINGOTI, CNPM; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; LEONARDO MASSAHARU MORIYA, QUEENNUT INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA; PEDRO LUÍS BLASI DE TOLEDO PIZA, QUEENNUT INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.
Año: 2024
Referencia: In: VIEIRA, F. A.; SILVA, L. F. DA; JESUS, F. L. F. DE (org.). O futuro das ciências agrárias: inovações e desafios 4. Ponta Grossa: Atena, 2024. p. 51-63. cap. 6.
Descripción: Conogethes punctiferalis Guenée, 1854 (Lepidoptera: Crambidae) é listada como praga quarentenária ausente (PQA) no Brasil. Essa mariposa é altamente polífaga e, entre seus diversos hospedeiros, citam-se também os cultivos de frutíferas, de grãos, florestais e da nogueira macadâmia. O transporte e comércio de plantas, sementes e frutos infestados favorecem sua dispersão e ocorrência em áreas com a presença de hospedeiros, demandando ações estratégicas que viabilizem sua rápida identificação e monitoramento preventivo contra a entrada em áreas favoráveis ao seu desenvolvimento no território nacional. Este trabalho apresenta o zoneamento territorial de áreas favoráveis à PQA Conogethes punctiferalis no Brasil, considerando a presença de ao menos uma área plantada com seus 29 cultivos hospedeiros presentes no país. A identificação de áreas nacionais favoráveis ao inseto foi obtida por modelagem de nicho ecológico (GARP/Openmodeller) considerando dados internacionais de locais já atacados pelo inseto no exterior, bem como informações nacionais de fatores climáticos nacionais (obtidos a partir do BDMET/INMET) e de áreas com a presença de plantio de ao menos um dos 29 hospedeiros (recuperadas do IBGE e da Associação Brasileira de Noz Macadâmia). Essas informações foram disponibilizadas em SIG ArcGIS, considerando a malha territorial nacional (IGBE) para a obtenção do zoneamento esperado. Os resultados obtidos apontaram que 4626 municípios, distribuídos em 490 microrregiões das 27 unidades da federação (UF) foram aptos à PQA. As localizações indicadas pelos O futuro das ciências agrárias: inovações e desafios 4 Capítulo 6 52 zoneamentos de áreas aptas a Conogethes punctiferalis no Brasil contribuem para as estratégias preventivas de defesa fitossanitária nacional com foco nessa PQA.
Thesagro: Praga Quarentenária
Sistema de Informação Geográfica
Macadâmia
Palabras clave: Modelagem
ISBN: 978-65-258-3072-8
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.728241311
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CNPM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
6282.pdf2.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace