Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169602
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLIMA, L. L.
dc.contributor.authorPAULO, S. M. O. de
dc.contributor.authorJESUS, L. M. de
dc.contributor.authorFERREIRA, R. C.
dc.contributor.authorFONSECA, I.
dc.contributor.authorDOMINGUES, R.
dc.contributor.authorREIS, D. R. de L.
dc.contributor.authorGASPAR, E. B.
dc.contributor.authorMARTINS, M. F.
dc.date.accessioned2024-11-26T20:47:49Z-
dc.date.available2024-11-26T20:47:49Z-
dc.date.created2024-11-26
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE – PIBIC/CNPq, 29., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169602-
dc.descriptionA mastite é uma inflamação da glândula mamária que compromete a saúde dos mamíferos e reduz a qualidade do leite. A doença pode ser subclínica, sem sinais visíveis, ou clínica, apresentando sintomas como inflamação do úbere e presença de pus e sangue no leite. Dentre as principais causas da doença podemos citar a infecção por microrganismos patogênicos, como os Gram positivos Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae. Um caminho promissor para o controle da mastite é o melhoramento genético, e, assim, identificar genes relacionados com a resistência à doença é crucial para o desenvolvimento de melhores estratégias. Nesse contexto, os microRNAs desempenham um papel vital, regulando a expressão gênica e modulando a resposta imune. Assim, este estudo teve como objetivo investigar se existem miRNAs bovinos ainda não conhecidos e expressos durante a infecção bacteriana no teto. Para isso, úberes extracorpóreos de vacas foram inoculados com S. agalactiae e tecidos alveolares foram coletados para análise. A análise por bioinformática identificou 1.517 miRNAs, dos quais 679 eram conhecidos e 838 novos. Estes resultados fornecem uma base para futuras pesquisas sobre a regulação de genes e a resposta imune em bovinos, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes no combate à mastite.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 3).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBioinformática
dc.subjectExpressão gênica
dc.subjectResposta imune
dc.subjectMastite
dc.titleIdentificação de novos miRNAs expressos em tetos extracorpóreos bovinos inoculados com Streptococcus agalactiae.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroDoença Animal
dc.format.extent2p. 68-71.
riaa.ainfo.id1169602
riaa.ainfo.lastupdate2024-11-26
dc.contributor.institutionLIDIANE LOEFFLER LIMA, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUDESTE MINEIRO; SABRINA MARQUES OLIVEIRA DE PAULO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; LETICIA MILENA DE JESUS, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; RAÍSSA CURY FERREIRA, UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; ISABELA FONSECA, INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS; ROBERT DOMINGUES, CNPGL; DANIELE RIBEIRO DE LIMA REIS FAZA, CNPGL; EMANUELLE BALDO GASPAR, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Identificacao-de-novos-miRNAs-expressos-em-tetos-extracorporeos-bovinos.pdf256.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace