Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169680
Título: Identificação eletrônica de animais por radiofrequência: trajetória para elaboração de normas brasileiras e internacionais.
Autoria: BARIONI JUNIOR, W.
MELO, W. L. de B.
VINHOLIS, M. de M. B.
LEITE, L.
SANTOS, A. da H.
MACHADO, C. G. de C. F.
LEONELLI, F. C. V.
CASTRO, R. R. de
WITZLER, L. H.
CRUVINEL, P. E.
Afiliação: WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE; WASHINGTON LUIZ DE BARROS MELO, CNPDIA; MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; LEONI LEITE, ABNT/CB-203, SÃO PAULO; ADRIANA DA HORA SANTOS, ABNT/CB-203, SÃO PAULO; CARLOS GUSTAVO DE CAMARGO FERRAZ MACHADO, ANIMALLTAG; FABIANA CUNHA VIANA LEONELL, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; RICARDO ROSENDO DE CASTRO, SCUTUM, ABAETÉ; LUIZ HENRIQUE WITZLER, SBC, BOTUCATU; PAULO ESTEVAO CRUVINEL, CNPDIA.
Ano de publicação: 2024
Referência: In: BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. de C.; VAZ, C. M. P.; PIRES, J. L. F.; GEBLER, L.; JORGE, L. A. de C.; INAMASU, R. Y. (ed.). Agricultura de Precisão - um novo olhar na era digital. São Carlos, SP: Editora Cubo, 2024. cap. 72.
Páginas: p. 657-664.
Conteúdo: A identificação eletrônica de animais por radiofrequência (RFID) é um dos métodos praticados de identificação individual de animais. Esse método de identificação eletrônica deve estar em conformidade com as normas nacional e internacionalmente reconhecidas, as quais estão relacionadas não apenas à eletrônica e aos protocolos de operação mas também aos dispositivos de implantação e escaneamento. Essa conformidade é estratégica para a indústria nacional e o comércio internacional de animais e produtos derivados. Este capítulo apresenta um histórico da criação e trabalhos realizados pela Comissão de Estudo de Identificação Eletrônica de Animais por Radiofrequência (CE-203:019.001), a qual está vinculada à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As funções desta CE são: (i) tradução interpretativa de normas técnicas para o contexto brasileiro oriundas de normas ISO (International Organization for Stardardization), referentes à identificação eletrônica de animais; (ii) inserções e correções de normas ISO apresentadas à ABNT para votação; e (iii) participação em reuniões da ISO relacionadas ao tema de “Identificação” relativa a “Agricultural electronics” presente no ISO/TC 23/SC19/ WG3) com contribuições para o desenvolvimento das Normas Internacionais sobre o tema. As normas técnicas visam garantir a qualidade de um determinado produto ou serviço. Elas estabelecem padrões, regras ou critérios ótimos reconhecidos internacionalmente para a aceitação de produtos e serviços, visando proporcionar conforto, segurança, harmonia e qualidade.
Palavras-chave: Rastreabilidade animal
Identificação eletrônica
Pecuária de precisão
Suporte à decisão
ISBN: 978-65-86819-38-0
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdentificacaoEletronicaAnimais.pdf1.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace