Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169800
Título: Frequência de polinizadores e visitantes florais em cultivos de milho sob manejo agroecológico dentro e fora de um sistema agroflorestal.
Autoria: POHLMANN, V.
EICHOLZ, E. D.
WOLFF, L. F.
MOLINA, A. R.
SCHEER, G. R.
SCHOFFEL, E. R.
Afiliação: VALERIA POHLMANN, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; EBERSON DIEDRICH EICHOLZ, CPACT; LUIS FERNANDO WOLFF, CPACT; ARTUR R. MOLINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; GUSTAVO RODRIGUES SCHEER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; EDGAR R. SCHOFFEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.
Ano de publicação: 2024
Referência: Cadernos de Agroecologia, v. 19, n. 1, 2024. Edição dos Anais do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Rio de Janeiro, 2023.
Conteúdo: Resumo: Insetos são cruciais para a biodiversidade do ambiente e produção de alimentos, e para seu bem-estar, são essenciais boas condições meteorológicas. Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) destacam-se por proporcionar o aumento de biodiversidade, e podem favorecer os polinizadores pela proteção do micro ambiente. O milho foi aplicado como indicador para o estudo da presença de visitantes florais e para a comparação entre o cultivo sob SAF e a pleno sol, ambos sob manejos agroecológicos. As condições meteorológicas foram avaliadas e realizadas observações diretas dos visitantes florais nos pendões do milho em ambos os sistemas. Foram observados 501 indivíduos, 97,2% correspondem à ordem Hymenoptera, principalmente abelhas melíferas africanizadas. O SAF apresentou 64,9% dos registros. O horário de maior visitação total de indivíduos ocorreu entre 8 e 9h. O SAF proporciona condições micrometeorológicas mais estáveis que favorecem a atividade de insetos polinizadores.
Thesagro: Abelha
Agricultura Orgânica
Biodiversidade
Zea Mays
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPACT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace