Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169965
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDOMINGUES, V. S. D.
dc.contributor.authorBERNARDO, M. A. T.
dc.contributor.authorMENEGHELLO, G.
dc.contributor.authorBEVILAQUA, G. A. P.
dc.contributor.authorAGUILERA, J.
dc.contributor.authorBERNARDO, J. T
dc.date.accessioned2024-12-05T13:00:09Z-
dc.date.available2024-12-05T13:00:09Z-
dc.date.created2024-12-03
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationCadernos de Agroecologia, v. 19, n. 1, 2024. Edição dos Anais do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Rio de Janeiro, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169965-
dc.descriptionResumo: O ambiente de conservação é essencial na manutenção da qualidade das sementes crioulas. No entanto, são escassos os estudos sobre a influência de sistemas de armazenamento de germoplasma tradicional por pequenos agricultores. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de milho var. Cateto Branco após períodos de: 6, 8, 10 e 14 meses de acondicionamento: em sacola plástica (T1) e PET (T2) ambos na geladeira, PET no ambiente (T3) e no freezer (T4). Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, arranjados em esquema fatorial 4x4, com quatro repetições, as quais foram submetidas a três diferentes testes: germinação, envelhecimento acelerado e à frio. Nos períodos mais longos de armazenamento, os tratamentos T1 e T3 apresentaram redução significativa da qualidade fisiológica em comparação aos outros (Tukey P < 0.05), ao contrário de T4 que manteve a qualidade ao longo do tempo. Estes resultados indicam que a melhor escolha de armazenamento é a garrafa PET em freezer.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMilho crioulo
dc.subjectVariedades tradicionais
dc.subjectGarrafa pet
dc.subjectTeste de frio
dc.subjectAgrobiodiversidade
dc.titleInfluência do tempo e do tipo de armazenamento na qualidade fisiológica de sementes de milho crioulo variedade Cateto Branco.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroMilho Branco
dc.subject.thesagroMilho Catete
dc.subject.thesagroArmazenamento
dc.subject.thesagroSemente
riaa.ainfo.id1169965
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-03
dc.contributor.institutionVITÓRIA S. D. DOMINGUES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL; MARINA A. T. BERNARDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; GERI MENEGHELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; GILBERTO ANTONIO PERIPOLLI BEVILAQUA, CPACT; JORGE AGUILERA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL; JANAÍNA T. BERNARDO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influencia-do-tempo-e-do-tipo-de-armazenamento-na-qualidade-fisiologica-de-sementes-de-milho-crioulo.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace