Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170218
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorROCHA, J. D.
dc.contributor.authorFAVARO, S. P.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:35:30Z-
dc.date.available2024-12-28T17:35:30Z-
dc.date.created2024-12-10
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERNACIONAL; 1; CONGRESSO NACIONAL MACAÚBA, 2., 2024, Campinas. Anais eletrônicos [...] Campinas: IAC, 2024.
dc.identifier.isbn978-65-89463-82-5
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170218-
dc.descriptionMacaúba (Acrocomia ssp) e palma de óleo ou dendê (Elaeis gunineensis) são palmeiras produtoras de óleo, tanto da polpa como da amêndoa. A macaúba é nativa da América Tropical e Subtropical. O dendê é originário da África, contudo, é cultivado majoritariamente no sudeste asiático. A cadeia produtiva da macaúba está iniciando, a sua produção e o seu processamento estão alinhados à bioeconomia. Aspectos biológicos da macaúba favorecem, destacando-se a área de aptidão ao seu cultivo fora de zonas de florestas tropicais úmidas, como ocorre ao dendê. Restrições hídricas e de temperatura, além de questões de uso da terra, restringem o cultivo do dendê a 5 milhões ha no Brasil, enquanto que a macaúba pode ocupar 150 milhões ha, envolvendo áreas degradadas e fora do bioma amazônico. A menor área da copa da macaúba permite sistemas de produção integrados sem drástica redução do número de plantas. Na colheita do dendê o cacho todo é cortado, uma operação de alto custo, intensiva em mão de obra e em operações industriais, enquanto que na macaúba o processo pode ser feito mais eficazmente recolhendo-se apenas os frutos desprendidos. Já que a altura da planta não seria mais um limitante, o tempo de exploração das árvores pode ir além de 50 anos na macaúba, enquanto no dendê é de 25 anos. Devido ao rápido processo de acidificação, o dendê deve ser processado no máximo em 48 h, para macaúba pode esperar até 15 dias, com ganho no rendimento de até 30%. O Brasil importa a maior parte das sementes germinadas de dendê e a macaúba dispõe de tecnologia e produção nacionais. Com programas de melhoramento, os rendimentos em óleos têm potencial para superar as médias do dendê. Estas são algumas das razões que dão suporte para a cadeia produtiva competitiva de macaúba. Os rendimentos em óleo de polpa e de óleo de amêndoa são 3,6 e 0,34 respectivamente para a palma e de 2 a 4 e de 0,5 a 1,0 respectivamente para a macaúba.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBioeconomia
dc.subjectDescarbonização
dc.subjectElaeis guineenses
dc.titleSerá a macaúba uma fonte alternativa sustentável à palma de óleo como fonte de matéria prima? Um estudo comparativo.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÓleo Vegetal
dc.subject.thesagroAcrocomia Aculeata
riaa.ainfo.id1170218
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-10
dc.contributor.institutionJOSE DILCIO ROCHA, CNPM; SIMONE PALMA FAVARO, CNPAE.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6290.pdf238.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace