Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARTINEZ, M. L.
dc.contributor.authorMACHADO, M. A.
dc.contributor.authorSILVA, M. V. G. B.
dc.contributor.authorVERNEQUE, R. da S.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:39:24Z-
dc.date.available2024-12-28T17:39:24Z-
dc.date.created2024-12-11
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170345-
dc.descriptionA abordagem sobre esse tema pode ser feita basicamente de duas maneiras: a primeira seria discutir como as raças e/ou grupos genéticos está se desenvolvendo dentro dos nossos sistemas de produção; a segunda forma seria abordar como as tecnologias disponíveis atualmente podem impactar o melhoramento das raças. A primeira abordagem é muito dependente dos diversos ambientes nos quais os animais são criados e por isso nos parece ser restrito aos ecossistemas existentes no Brasil. Assim, os autores deste trabalho decidiram abordar o tema dentro da segunda visão, ou seja, como as tecnologias metodológicas, reprodutivas e moleculares podem contribuir para o aumento do ganho genético nas populações de bovinos de leite. Desta forma, a discussão pode ser enriquecida e os tópicos a serem abordados permeariam, de forma geral, todas as raças e grupos genéticos explorados nas condições brasileiras. Assim, o que deve preocupar qualquer melhorista é saber como se pode aumentar o ganho genético em uma população, utilizando-se os recursos genéticos (raças puras, sintéticas e mestiços) e as tecnologias disponíveis. A tradicional equação do ganho genético (∆G = A*i*σ g /IG) pode ser satisfatoriamente explorada para se discutir os meios pelos quais se podem realizar o melhoramento genético. Em geral, eles podem ser categorizados em: 1) métodos e modelos de avaliação; 2) técnicas de reprodução e 3) genética molecular.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titlePerspectivas para o melhoramento genético em bovinos de leite.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroGado Leiteiro
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Animal
riaa.ainfo.id1170345
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-11
dc.contributor.institutionMARIO LUIZ MARTINEZ, CNPGL; MARCO ANTONIO MACHADO, CNPGL; MARCOS VINICIUS GUALBERTO B SILVA, CNPGL; RUI DA SILVA VERNEQUE, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Perspectivas-para-o-melhoramento-genetico-em-bovinos-de-leite.pdf358.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace