Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARVALHO, C. A. B. de
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorROSSIELLO, R. O. P.
dc.contributor.authorDERESZ, F.
dc.contributor.authorLEMOS, V. da S.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:43:08Z-
dc.date.available2024-12-28T17:43:08Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170473-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de duas alturas de resíduo sobre o IAF e a RFAI do dossel da pastagem de capim-elefante cv. Napier, manejada em lotação rotacionada durante o período das águas na Zona da Mata de Minas Gerais. Para tanto foram utilizados dois sistemas de manejo contendo um total de 22 piquetes (11 piquetes/sistema) de 682 m 2 /piquete, manejados com 30 dias de descanso e três dias de ocupação. Foi adotado o delineamento experimental de blocos completos casualizados com dois tratamentos (50 cm e 100 cm de altura de resíduo) e quatro repetições. Foram avaliados o índice de área foliar (IAF) e a radiação solar fotossinteticamente ativa interceptada (RFAI). As variáveis foram influenciadas pelos ciclos de pastejo avaliados. Para o IAF, foi verificada interação entre ciclo de pastejo X alturas de resíduo, sendo, os valores, similares durante o primeiro ciclo de pastejo e diferentes durante os próximos cinco ciclos. Períodos de estresse ambiental (hídrico) determinaram redução nos valores de IAF, ocorrendo grandes incrementos dos mesmos em períodos subsequentes. Também ocorreu interação de ciclos de pastejo X alturas de resíduo para RFAI , devido às diferentes modificações ocorridas na estrutura do dossel de pastos manejados com resíduo baixo (50 cm) e alto (100 cm). Verificou-se correlações variáveis (altas e baixas) entre IAF e RFAI ao longo dos ciclos de pastejo, em função das alterações nos componentes estruturais do dossel de capim-elefante.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInterceptação luminosa
dc.titleComponentes ecofisiológicos do dossel de capim-elefante manejado em duas alturas de resíduo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.subject.thesagroPennisetum Purpureum
dc.subject.thesagroÁrea Foliar
riaa.ainfo.id1170473
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionCARLOS AUGUSTO BRANDÃO DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; ROBERTO OSCAR PEREYRA ROSSIELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; FERMINO DERESZ, CNPGL; VLADIMIR DA SILVA LEMOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Componentes-ecofisiologicos-do-dossel-de-capim-elefante.pdf32.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace