Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMIDE, C. A. de M.
dc.contributor.authorREIS, R. A.
dc.contributor.authorFREITAS, D.
dc.contributor.authorMOREIRA, A. L.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:43:11Z-
dc.date.available2024-12-28T17:43:11Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170474-
dc.descriptionSob manejo de lotação rotacionada avaliou-se ao longo do período de descanso de cada ciclo de pastejo, as características morfogênicas do capim-Marandu. Foram considerados quatro ciclos de pastejo de janeiro a junho. Avaliou-se o efeito de três níveis de suplementação dos bovinos; 0,2; 0,4 e 0,8% do peso animal no verão (janeiro-março) e 0,4; 0,8 e 1,2% do peso animal no outono (abril-junho). Para tanto quatro piquetes foram divididos em faixas segundo cada nível de suplementação onde foram identificados, em cada período de descanso de 35 dias, 15 perfilhos/faixa. Cada piquete recebeu 30 animais por ciclo de pastejo, sendo 10 por nível de suplementação (faixa). Não houve efeito dos níveis de suplementação sobre as características avaliadas em nenhum dos ciclos de pastejo. Seguindo a redução dos fatores de crescimento, temperatura e água, as taxas de aparecimento, alongamento e senescência foliar e a taxa de alongamento do colmo foram reduzindo com os ciclos de pastejo. Maiores reduções foram ocorreram no último ciclo de pastejo quando a taxa de aparecimento e alongamento foliar atingiram 0,071 folhas/perfilho/dia e 9,7 mm/perfilho/dia, respectivamente. Os valores de senescência foliar e alongamento do colmo foram bastante baixos: 2,9 e 1,4 mm/perfilho/dia, respectivamente. O peso médio dos perfilhos foi de 1,0 g, não variando com os ciclos de pastejo. A densidade de perfilhos variou conforme os ciclos com valor máximo de 766 perfilho/m2 no segundo ciclo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAlongamento
dc.subjectPerfilho
dc.titleMorfogênese do capim-marandu sob lotação intermitente no período verão-outono conforme o nível de suplementação de novilhos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGramínea Forrageira
dc.subject.thesagroFolha
dc.subject.thesagroColmo
dc.subject.thesagroSenescência
riaa.ainfo.id1170474
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionCARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; RICARDO ANDRADE REIS, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; DJALMA FREITAS, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; ANDREA LUCIANE MOREIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Morfogenese-do-capim-marandu-sob-lotacao-intermitente.pdf24.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace