Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170482
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorAROEIRA, L. J. M.
dc.contributor.authorVIANA FILHO, A.
dc.contributor.authorMALAQUIAS JÚNIOR, J. D.
dc.contributor.authorRODRIGUEZ, N. M.
dc.contributor.authorCARVALHO, C. A. B.
dc.contributor.authorCOSTA, F. J. N.
dc.contributor.authorVERNEQUE, R. da S.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:44:10Z-
dc.date.available2024-12-28T17:44:10Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170482-
dc.descriptionO experimento foi realizado no período de fevereiro a setembro de 2003, com o objetivo de avaliar a disponibilidade de forragem, a taxa de lotação e o ganho de peso de novilhas leiteiras mestiças Holandês x Zebu, mantidas em sistema silvipastoril (SSP) e em monocultura de "Brachiaria decumbens". O SSP era constituído com leguminosas arbóreas plantadas em faixas de 10 metros, intercaladas com faixas de 30 metros semeadas com "B. decumbens" e "Stylosanthes guianensis" (Aubl.) Sw. var. vulgaris cv. Mineirão. Utilizou-se o método de pastejo de lotação rotacionada, com sete dias de ocupação e 35 e 49 dias de descanso, nas épocas das chuvas e seca, respectivamente. As variáveis estudadas não foram influenciadas pelo tipo de pastagem, sendo que os maiores valores foram observados durante a época das chuvas, em relação à seca. O desaparecimento do "S. guianensis" de uma das repetições de área do SSP, no início do período experimental, permitiu a comparação dos resultados entre a monocultura de "B. decumbens", o SSP com "S. guianensis" e aquele sem a leguminosa. Durante a época das chuvas, o ganho de peso por animal foi semelhante entre os tratamentos. Durante o período seco, o ganho por animal foi maior no SSP com "S. guianensis", em relação aos demais, evidenciando que a leguminosa herbácea contribuiu para o melhor desempenho das novilhas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleDesempenho de novilhas mestiças Europeu x Zebu, mantidas em sistema silvipastoril ou em monocultura de braquiária.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroGado Mestiço
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroArborização
dc.subject.thesagroBrachiaria Decumbens
dc.subject.thesagroLeguminosa Forrageira
dc.subject.thesagroGanho de Peso
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroStylosanthes Guianensis
riaa.ainfo.id1170482
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionDOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; LUIZ JANUARIO MAGALHAES AROEIRA, CNPGL; ANTONIO VIANA FILHO, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; JOÃO DARÓS MALAQUIAS JÚNIOR, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; NOBERTO MARIO RODRIGUEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; CARLOS AUGUSTO BRANDÃO CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; FRANCISCO JOSE NASCIMENTO COSTA, CNPGL; RUI DA SILVA VERNEQUE, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Desempenho-de-novilhas-mesticas-Europeu-x-Zebu.pdf24.85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace