Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorCARVALHO, C. A. B. de
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorCOSTA, F. J. N.
dc.contributor.authorROSSIELLO, R. O. P.
dc.contributor.authorAROEIRA, L. J. M.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:44:14Z-
dc.date.available2024-12-28T17:44:14Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170483-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar as características morfofisiológicas de uma pastagem de "B. decumbens" estabelecida em um sistema silvipastoril, contendo faixas de 30 metros de largura com a gramínea exclusiva alternadas com faixas de 10 metros, plantadas com espécies arbóreas. Foi adotado o delineamento experimental de blocos completos casualizados com arranjo fatorial 5 (idades de rebrotação: 5, 12, 19, 26 e 33 dias) x 2 (ambientes de luminosidade: radiação solar plena e sob sombreamento natural de árvores), com quatro repetições. Foram avaliadas as seguintes variáveis: massa de forragem, densidade populacional de perfilhos (DPP), índice de área foliar (IAF), área foliar específica (AFE), relação lâmina foliar/colmo e interceptação da radiação fotossinteticamente ativa (RFA). Todas as variáveis, exceto a relação lâmina/colmo, responderam linearmente à idade de rebrotação, sendo que, para a massa de forragem, DPP e IAF, verificou-se interação idade x ambientes de luminosidade. Para essas variáveis, foram observados maiores valores de coeficiente de regressão para o ambiente de radiação solar plena. A AFE e a relação lâmina/colmo foram maiores em ambiente de sombreamento, enquanto a interceptação da RFA não foi influenciada pela condição de luminosidade. Os maiores valores de AFE e relação lâmina/colmo no relvado de "B. decumbens", em condições de sombreamento, refletem um mecanismo compensatório dessa forrageira a fim de aumentar a interceptação da RFA.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCaracterização morfofisiológica do relvado de "Brachiaria decumbens" em um sistema silvipastoril.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroÁrea Foliar
dc.subject.thesagroFolha
dc.subject.thesagroColmo
dc.subject.thesagroSombreamento
riaa.ainfo.id1170483
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionDOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; CARLOS AUGUSTO BRANDÃO DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; FRANCISCO JOSE NASCIMENTO COSTA, CNPGL; ROBERTO OSCAR PEREYRA ROSSIELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; LUIZ JANUARIO MAGALHAES AROEIRA, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizacao-morfofisiologica-do-relvado-de-Brachiaria-decumbens.pdf27.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace