Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170483
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorCARVALHO, C. A. B. de
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorCOSTA, F. J. N.
dc.contributor.authorROSSIELLO, R. O. P.
dc.contributor.authorAROEIRA, L. J. M.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:44:14Z-
dc.date.available2024-12-28T17:44:14Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170483-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar as características morfofisiológicas de uma pastagem de "B. decumbens" estabelecida em um sistema silvipastoril, contendo faixas de 30 metros de largura com a gramínea exclusiva alternadas com faixas de 10 metros, plantadas com espécies arbóreas. Foi adotado o delineamento experimental de blocos completos casualizados com arranjo fatorial 5 (idades de rebrotação: 5, 12, 19, 26 e 33 dias) x 2 (ambientes de luminosidade: radiação solar plena e sob sombreamento natural de árvores), com quatro repetições. Foram avaliadas as seguintes variáveis: massa de forragem, densidade populacional de perfilhos (DPP), índice de área foliar (IAF), área foliar específica (AFE), relação lâmina foliar/colmo e interceptação da radiação fotossinteticamente ativa (RFA). Todas as variáveis, exceto a relação lâmina/colmo, responderam linearmente à idade de rebrotação, sendo que, para a massa de forragem, DPP e IAF, verificou-se interação idade x ambientes de luminosidade. Para essas variáveis, foram observados maiores valores de coeficiente de regressão para o ambiente de radiação solar plena. A AFE e a relação lâmina/colmo foram maiores em ambiente de sombreamento, enquanto a interceptação da RFA não foi influenciada pela condição de luminosidade. Os maiores valores de AFE e relação lâmina/colmo no relvado de "B. decumbens", em condições de sombreamento, refletem um mecanismo compensatório dessa forrageira a fim de aumentar a interceptação da RFA.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCaracterização morfofisiológica do relvado de "Brachiaria decumbens" em um sistema silvipastoril.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPlanta Forrageira
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroÁrea Foliar
dc.subject.thesagroFolha
dc.subject.thesagroColmo
dc.subject.thesagroSombreamento
riaa.ainfo.id1170483
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionDOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; CARLOS AUGUSTO BRANDÃO DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; FRANCISCO JOSE NASCIMENTO COSTA, CNPGL; ROBERTO OSCAR PEREYRA ROSSIELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; LUIZ JANUARIO MAGALHAES AROEIRA, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Caracterizacao-morfofisiologica-do-relvado-de-Brachiaria-decumbens.pdf27.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace