Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorQUEIROZ, D. S.
dc.contributor.authorCARNEIRO, J. da C.
dc.contributor.authorGUIMARAES, S. T.
dc.contributor.authorCASAGRANDE, D. R.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:44:17Z-
dc.date.available2024-12-28T17:44:17Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170484-
dc.descriptionO experimento foi conduzido com o objetivo de verificar os efeitos da vedação durante a estação de crescimento sobre o acúmulo de forragem e o valor nutritivo do capim-bufel (“Cenchrus ciliaris” cv. Malopo) para utilização na estação seca nas condições do Norte de Minas Gerais. O delineamento foi em parcelas subdivididas em blocos casualizados com três repetições.Os tratamentos foram arranjados em fatorial 3x3, sendo três épocas de diferimento na parcela (janeiro, fevereiro e março) e três épocas de utilização na subparcela (junho, julho e agosto). Foram analisados os teores de fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e proteína bruta (PB). Não houve efeito das épocas de diferimento sobre a produção de matéria seca, cujo valor médio foi 8.004 kg/ha. Apenas o teor de FDN do colmo mostrou efeito com mais baixos valores na forragem diferida em fevereiro e março. Os teores médios de PB e FDN da lâmina foliar foram 7,3 e 74,05%, respectivamente. A massa de forragem disponível no período de utilização decresceu, obtendo-se 10.057, 7.779 e 6.177 kg/ha em junho, julho e agosto, respectivamente. Houve redução do teor de PB da lâmina foliar com a colheita em julho e agosto. Os teores de FDN e FDA da lâmina foliar não alteraram com a época de utilização, com média de 74,05 e 45,41%, respectivamente. Concluiu-se que a melhor época para diferir o capim-bufel deve ser em março e o melhor período para utilização em junho.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectVedação
dc.titleDiferimento e utilização de capim-bufel no norte de Minas Gerais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGramínea
dc.subject.thesagroMatéria Seca
dc.subject.thesagroCenchrus ciliaris
dc.subject.thesagroValor Nutritivo
riaa.ainfo.id1170484
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionDOMINGOS SAVIO QUEIROZ, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; JAILTON DA COSTA CARNEIRO, CNPGL; SERGIO TEIXEIRA GUIMARAES; DANIEL RUME CASAGRANDE, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diferimento-e-utilizacao-de-capim-bufel-no-norte-de-Minas-Gerais.pdf24.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace