Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, E. G.
dc.contributor.authorFONTES, C. A. de A.
dc.contributor.authorPALIERAQUI, J. G. B.
dc.contributor.authorCOSER, A. C.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorBARROS, E. E. L. de
dc.date.accessioned2024-12-28T17:44:39Z-
dc.date.available2024-12-28T17:44:39Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170495-
dc.descriptionA pesquisa foi conduzido na UENF, em Campos, RJ. Avaliou-se a influência da irrigação sobre as disponibilidades de matéria seca total (DMST) e foliar (DMSF) e composição química da lâmina foliar dos capins Napier e Mombaça, sob pastejo. O delineamento estatístico foi de blocos completos casualizados. Os tratamentos foram as combinações das duas forrageiras com e sem irrigação. Irrigou-se, repondo 100 % da evapotranspiração (ET0) média diária observada em dez anos, utilizando-se sistema por aspersão de baixa pressão com turno de rega de sete dias. Adotou-se pastejo rotacionado, com novilhos, com quatro dias de ocupação e 32 de descanso, carga animal variável e pressão de pastejo de 4 kg de MSF /100kg de peso vivo. Na determinação da disponibilidade, a forragem contida em um quadro de 1 m2 , lançado 24 vezes por ha, foi cortada a 30 cm do solo, pesada e separada em folha, caule e material senescente. Foram analisados separadamente resultados referentes às épocas seca e chuvosa. As DMST dos capins Napier e Mombaça irrigados superaram (P<0,05) ,respectivamente, em 18,0 e 67,0 %, na época seca e 15,4 e 29,0 % , na época chuvosa os não irrigados, enquanto para a DMSF, a superioridade dos irrigados foi 34,0 e 78,0 % na época seca e 18,4 e 39,0 % na época chuvosa. A irrigação não influenciou os teores de matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB) e FDN.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPastejo rotacionado
dc.titleProdução de matéria seca total, foliar e composição química da folha dos capins elefante cv. Napier (Pennisetum purpureum, schum.) e Panicum maximum, jacq. cv. Mombaça, sob irrigação.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroGado de Corte
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroPastagem
riaa.ainfo.id1170495
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionENILSON GERALDO RIBEIRO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; CARLOS AUGUSTO DE ALENCAR FONTES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; JORGE GUILHERME BERGOTTINI PALIERAQUI; ANTONIO CARLOS COSER, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; EMANOEL ELZO LEAL DE BARROS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Producao-de-materia-seca-total-foliar-e-composicao-quimica-da-folha.pdf25.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace