Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170495
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, E. G.
dc.contributor.authorFONTES, C. A. de A.
dc.contributor.authorPALIERAQUI, J. G. B.
dc.contributor.authorCOSER, A. C.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorBARROS, E. E. L. de
dc.date.accessioned2024-12-28T17:44:39Z-
dc.date.available2024-12-28T17:44:39Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170495-
dc.descriptionA pesquisa foi conduzido na UENF, em Campos, RJ. Avaliou-se a influência da irrigação sobre as disponibilidades de matéria seca total (DMST) e foliar (DMSF) e composição química da lâmina foliar dos capins Napier e Mombaça, sob pastejo. O delineamento estatístico foi de blocos completos casualizados. Os tratamentos foram as combinações das duas forrageiras com e sem irrigação. Irrigou-se, repondo 100 % da evapotranspiração (ET0) média diária observada em dez anos, utilizando-se sistema por aspersão de baixa pressão com turno de rega de sete dias. Adotou-se pastejo rotacionado, com novilhos, com quatro dias de ocupação e 32 de descanso, carga animal variável e pressão de pastejo de 4 kg de MSF /100kg de peso vivo. Na determinação da disponibilidade, a forragem contida em um quadro de 1 m2 , lançado 24 vezes por ha, foi cortada a 30 cm do solo, pesada e separada em folha, caule e material senescente. Foram analisados separadamente resultados referentes às épocas seca e chuvosa. As DMST dos capins Napier e Mombaça irrigados superaram (P<0,05) ,respectivamente, em 18,0 e 67,0 %, na época seca e 15,4 e 29,0 % , na época chuvosa os não irrigados, enquanto para a DMSF, a superioridade dos irrigados foi 34,0 e 78,0 % na época seca e 18,4 e 39,0 % na época chuvosa. A irrigação não influenciou os teores de matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB) e FDN.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPastejo rotacionado
dc.titleProdução de matéria seca total, foliar e composição química da folha dos capins elefante cv. Napier (Pennisetum purpureum, schum.) e Panicum maximum, jacq. cv. Mombaça, sob irrigação.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroGado de Corte
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroPastagem
riaa.ainfo.id1170495
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionENILSON GERALDO RIBEIRO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; CARLOS AUGUSTO DE ALENCAR FONTES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; JORGE GUILHERME BERGOTTINI PALIERAQUI; ANTONIO CARLOS COSER, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; EMANOEL ELZO LEAL DE BARROS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Producao-de-materia-seca-total-foliar-e-composicao-quimica-da-folha.pdf25.94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace