Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170499
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, E. G.
dc.contributor.authorFONTES, C. A. de A.
dc.contributor.authorGOMES, A. P.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorCOSER, A. C.
dc.contributor.authorPALIERAQUI, J. G. B.
dc.contributor.authorSILVA, R. M. C. da
dc.date.accessioned2024-12-28T17:44:43Z-
dc.date.available2024-12-28T17:44:43Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170499-
dc.descriptionA pesquisa foi conduzido na UENF, em Campos, RJ. Avaliou-se a influência da irrigação na taxa de lotação e ganho de peso por animal e por área, em novilhos pastejando os capins elefante cv. Napier e Mombaça. Os tratamentos foram, as combinações das duas forrageiras, com dois níveis de irrigação (irrigadas ou não). Utilizou-se sistema de aspersão de baixa pressão com turno de rega de sete dias. Adotou-se o pastejo rotacionado, com quatro dias de ocupação e 32 de descanso e carga animal variável, utilizando-se novilhos em pressão de pastejo de 4 kg de MSF/100kg de peso vivo. Foram determinadas, antes de cada pastejo, as disponibilidades de matéria seca total e foliar, sendo a última utilizada para calcular a taxa de lotação (TL). Foram analisadas, separadamente, épocas seca e chuvosa. A irrigação aumentou a TL dos capins Napier e Mombaça, respectivamente, na época seca, em 25,6 % e 67,6 % e na época chuvosa em 21,5 e 50, 0 %. A irrigação elevou (P<0,05) o ganho de peso por animal, na época seca. Na época chuvosa, o Mombaça irrigado proporcionou menor ganho de peso que os demais tratamentos, no capim Napier proporcionou maior ganho médio que o Mombaça. A irrigação promoveu, para as duas forrageiras, aumentos de 23,0 % e 22,7 % no ganho por área, na época seca e chuvosa, respectivamente, sendo os ganhos na época chuvosa 20,0 % superiores aos verificados na época seca.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleTaxa de lotação e desempenho de novilhos pastejando os capins elefante cv. Napier (Pennisetum purpureum, schum.) e Mombaça (Panicum maximum, jacq.), sob irrigação.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGado de Corte
dc.subject.thesagroPastagem
dc.subject.thesagroPastejo Rotativo
dc.subject.thesagroGanho de Peso
riaa.ainfo.id1170499
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionENILSON GERALDO RIBEIRO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; CARLOS AUGUSTO DE ALENCAR FONTES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; ANA PAULA GOMES; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; ANTONIO CARLOS COSER, CNPGL; JORGE GUILHERME BERGOTTINI PALIERAQUI; ROBERTO MACHADO CARNEIRO DA SILVA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Taxa-de-lotacao-e-desempenho-de-novilhos-pastejando-os-capins-elefante.pdf27.53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace