Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170516
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBRUNES, L. C.
dc.contributor.authorBALDI, F.
dc.contributor.authorCOSTA, M. F. O. e
dc.contributor.authorLOBO, R. B.
dc.contributor.authorLOPES, F. B.
dc.contributor.authorMAGNABOSCO, C. de U.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:45:21Z-
dc.date.available2024-12-28T17:45:21Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationCiência Animal Brasileira, v. 25, 75632P, 2024.
dc.identifier.issn1809-6891
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170516-
dc.descriptionObjetivou-se identificar características indicadoras de precocidade sexual de fácil mensuração e que podem ser registradas em menor idade (idade à primeira concepção - IPC), além de estimar as correlações genéticas dessa característica com aquelas de crescimento e carcaça em bovinos Nelore. A IPC foi considerada a idade em que a fêmea apresentou o primeiro diagnóstico positivo de prenhez. A estimativa dos componentes de (co)variância e dos parâmetros genéticos foi realizada usando modelo animal linear em análises bicaracterísticas. As estimativas de herdabilidade foram moderadas, indicando viabilidade de seleção genética para características de crescimento, carcaça e precocidade sexual. As correlações genéticas obtidas entre o IPC e a idade ao primeiro parto (IPP) foram altas (0,88), indicando a viabilidade do uso de IPC como critério de seleção para parto em idade precoce de novilhas. As estimativas de correlações genéticas entre IPC e IPP com peso aos 120, 210, 365 e 450 dias de idade e características de carcaça foram moderadas e negativas (-0,33 a -0,62). Assim, a seleção genética para animais com IPC e IPP precoces aumentaria o rendimento de carcaça, a deposição de gordura e o peso corporal, embora não afete o peso ao nascer e o ganho de peso diário. Os resultados deste estudo encorajam o uso de IPC em bovinos Nelore, uma vez que esta característica apresentou variabilidade genética em bovinos Nelore, podendo ser utilizada como critério de seleção para melhorar a precocidade sexual. Quando o objetivo de seleção genética é aumentar a precocidade sexual das novilhas, indica-se o uso de IPC como critério, pois a mensuração desta característica ocorre em idade menor IPP.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCaracterística produtiva
dc.subjectPrecocidade sexual
dc.titleEfeito da idade a primeira concepção como critério de seleção em características de crescimento e carcaça em bovinos Nelore.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroGado Nelore
dc.subject.thesagroBos Indicus
dc.subject.thesagroParâmetro Genético
dc.subject.thesagroCarcaça
dc.description.notesTítulo em inglês: Brazilian Animal Science.
riaa.ainfo.id1170516
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1809-6891v25e-75632P
dc.contributor.institutionLUDMILLA COSTA BRUNES; FERNANDO BALDI, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO; MARCOS FERNANDO OLIVEIRA E COSTA, CPAC; RAYSILDO BARBOSA LOBO, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CRIADORES E PESQUISADORES; FERNANDO BRITO LOPES, ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CRIADORES E PESQUISADORES; CLAUDIO ULHOA MAGNABOSCO, CPAC.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Artigo-CPAC-Magnaboscov-Efeito-da-idade-a-primeira.pdf554.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace