Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170536
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorWENDLING, V. J.
dc.contributor.authorALENCAR, C. A. B. de
dc.contributor.authorTEIXEIRA, S. R.
dc.contributor.authorSOARES, H. M.
dc.contributor.authorSOUZA, F. A. de
dc.contributor.authorCOSER, A. C.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorDERESZ, F.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:46:14Z-
dc.date.available2024-12-28T17:46:14Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170536-
dc.descriptionAs estimativas da disponibilidade de forragem e da qualidade da forragem disponível em sistemas de pastejo rotativo são informações importantes para o manejo de pastagens. Utilizaram-se 4,0 ha de uma pastagem de capim-elefante (Cv. Pioneiro) e 12 vacas em lactação. Os tratamentos utilizados foram: período de descanso de 24 dias e período de descanso de 30 dias. As vacas foram distribuídas em um delineamento de blocos ao acaso com duas repetições de área/tratamento e três vacas/repetição. Realizaram-se 2 ordenhas sem bezerro ao pé, sendo que cada vaca recebeu 2,0 kg de ração concentrada/dia, metade em cada ordenha. Durante o período experimental a produção média de forragem avaliada por meio do pastejo simulado foi de 1.323 e 1.543 kg de matéria seca de folhas verdes (MSFV), respectivamente, para os piquetes manejados com 24 e 30 dias de descanso. Não houve diferença estatística (P>0,05) na produção de leite de vacas que pastejaram os piquetes manejados com 24 e 30 dias de descanso, cujas médias foram 14,3 e 13,9 kg/vaca/dia, respectivamente. Os resultados obtidos até o momento demonstram que, apesar da menor disponibilidade de MSFV, a forragem submetida ao tratamento de 24 dias de descanso apresenta qualidade superior, com reflexos diretos na produção de leite. Ressalta-se que a decisão pelo período de descanso mais apropriado, em termos de disponibilidade de forragem por área, passa por um ajuste da produção para um período de tempo específico, visto que a pastagem manejada com 24 dias de descanso propicia um maior número de ciclos de pastejo por ano.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectComposição bromatológica
dc.titleProdução de leite de vacas mestiças Holandês x Zebu, em pastagem de capim-elefante (cv. Pioneiro) submetido a dois períodos de descanso.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroProdução Leiteira
dc.subject.thesagroGado Mestiço
dc.subject.thesagroGramínea
dc.subject.thesagroPastejo Rotativo
dc.subject.thesagroForragem
riaa.ainfo.id1170536
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionVAN JANNOTTI WENDLING, FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IVAÍ; CARLOS A. BRASILEIRO DE ALENCAR, FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IVAÍ; SAMARONE R. TEIXEIRA, FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IVAÍ; HUMBERTO M. SOARES, FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IVAÍ; FLÁVIO A. DE SOUZA, FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IVAÍ; ANTONIO CARLOS COSER, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; FERMINO DERESZ, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Producao-de-leite-de-vacas-mesticas-Holandes-x-Zebu.pdf26,99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace