Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170540
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCARNEIRO, J. da C.
dc.contributor.authorNOVAES, L. P.
dc.contributor.authorLIMA, C. B.
dc.contributor.authorRODRIGUES, J. A. S.
dc.contributor.authorRODRIGUEZ, N. M.
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorLEDO, F. J. da S.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:46:21Z-
dc.date.available2024-12-28T17:46:21Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170540-
dc.descriptionA cultura do sorgo é excelente alternativa para o pecuarista minimizar os problemas decorrentes da estacionalidade da produção de forragem no período seco. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de produção de matéria verde (PMV) e de matéria seca (PMS), a percentagem de folhas, o número de plantas (stand), a taxa de rebrota e altura de dezesseis híbridos de "Sorghum bicolor" x "S. sudanense". O trabalho foi conduzido na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas – MG) com 12 híbridos experimentais e quatro comerciais, semeados em 28/03/03. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com três repetições. Foram realizados três cortes sucessivos: o primeiro aos 65 dias após a semeadura, o segundo, aos 36 dias após o primeiro corte, e o terceiro 35 dias após o segundo corte. Os híbridos apresentaram valores semelhantes para PMV e PMS total, em média, respectivamente 25,7 e 3,9 t/ha (P>0,05). A PMS no primeiro e segundo corte foram semelhantes para todos os híbridos, em média 2,3 e 0,9 t/ha, respectivamente. A PMV do primeiro corte representou em média 59,5% da produtividade total. Não foi observada diferença significativa para o percentual de folhas em nenhum dos cortes (P>0,05). Não houve diferença (P>0,05) entre híbridos para stand de plantas e taxa de rebrota. No primeiro e segundo cortes, a altura das plantas foi semelhante entre híbridos (P>0,05). Os híbridos avaliados neste ensaio apresentam potencial produtivo para serem semeados no final do período chuvoso.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAvaliação agronômica de híbridos de sorgo (Sorghum bicolor x S. sudanense), sob regime de corte.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroGramínea Tropical
dc.subject.thesagroMatéria Seca
riaa.ainfo.id1170540
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionJAILTON DA COSTA CARNEIRO, CNPGL; LUCIANO PATTO NOVAES, CNPGL; CHRISTIANO BORDONI LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; NORBERTO MARIO RODRIGUEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-agronomica-de-hibridos-de-sorgo.pdf26.18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace