Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170540
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCARNEIRO, J. da C.
dc.contributor.authorNOVAES, L. P.
dc.contributor.authorLIMA, C. B.
dc.contributor.authorRODRIGUES, J. A. S.
dc.contributor.authorRODRIGUEZ, N. M.
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorLEDO, F. J. da S.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:46:21Z-
dc.date.available2024-12-28T17:46:21Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170540-
dc.descriptionA cultura do sorgo é excelente alternativa para o pecuarista minimizar os problemas decorrentes da estacionalidade da produção de forragem no período seco. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de produção de matéria verde (PMV) e de matéria seca (PMS), a percentagem de folhas, o número de plantas (stand), a taxa de rebrota e altura de dezesseis híbridos de "Sorghum bicolor" x "S. sudanense". O trabalho foi conduzido na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas – MG) com 12 híbridos experimentais e quatro comerciais, semeados em 28/03/03. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com três repetições. Foram realizados três cortes sucessivos: o primeiro aos 65 dias após a semeadura, o segundo, aos 36 dias após o primeiro corte, e o terceiro 35 dias após o segundo corte. Os híbridos apresentaram valores semelhantes para PMV e PMS total, em média, respectivamente 25,7 e 3,9 t/ha (P>0,05). A PMS no primeiro e segundo corte foram semelhantes para todos os híbridos, em média 2,3 e 0,9 t/ha, respectivamente. A PMV do primeiro corte representou em média 59,5% da produtividade total. Não foi observada diferença significativa para o percentual de folhas em nenhum dos cortes (P>0,05). Não houve diferença (P>0,05) entre híbridos para stand de plantas e taxa de rebrota. No primeiro e segundo cortes, a altura das plantas foi semelhante entre híbridos (P>0,05). Os híbridos avaliados neste ensaio apresentam potencial produtivo para serem semeados no final do período chuvoso.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAvaliação agronômica de híbridos de sorgo (Sorghum bicolor x S. sudanense), sob regime de corte.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroForragem
dc.subject.thesagroGramínea Tropical
dc.subject.thesagroMatéria Seca
riaa.ainfo.id1170540
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionJAILTON DA COSTA CARNEIRO, CNPGL; LUCIANO PATTO NOVAES, CNPGL; CHRISTIANO BORDONI LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; NORBERTO MARIO RODRIGUEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao-agronomica-de-hibridos-de-sorgo.pdf26.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace