Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170547
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPAIM-COSTA, M. L.
dc.contributor.authorDERESZ, F.
dc.contributor.authorCOSER, A. C.
dc.contributor.authorABREU, J. B. R.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:47:38Z-
dc.date.available2024-12-28T17:47:38Z-
dc.date.created2024-12-12
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170547-
dc.descriptionEm trabalho realizado no Campo Experimental Fazenda Santa Mônica da Embrapa Gado de Leite, Vassouras, RJ, objetivou-se avaliar a melhor estratégia de suplementação concentrada (T0 sem suplementação; T60 suplementado até 60; e T120 suplementado até 120 dias pós-parto) sobre a produção de leite de vacas em pastagem de capim-elefante cv. Napier e o desempenho reprodutivo. O delineamento experimental constituiu-se de blocos ao acaso composto por 24 vacas mestiças HxZ distribuídas nos três tratamentos, submetidas ao pastejo rotacionado em capim-elefante com 3 dias de ocupação e 30 de descanso com duas repetições de área. Foi fornecido nos tratamentos T60 e T120 1 kg de concentrado para cada 2 kg de leite produzido acima de 10 kg. A produção de leite não apresentou diferença (P>0,05) entre tratamentos, porém foram obtidas diferenças (P<0,05) entre médias nos estádios de lactação. Os teores de gordura e proteína do leite não diferiram (P>0,05) entre tratamentos, mas diferiram (P<0,05) entre estádios de lactação. Não foram encontradas diferenças (P>0,05) entre tratamentos no ganho de peso, mas houveram diferenças (P<0,05) entre estádios de lactação. Os escores corporais médios diferiram (P<0,05) entre tratamentos e entre estádios de lactação. O intervalo entre parto e primeiro cio não apresentou diferença (P>0,05) entre tratamentos. Concluiu-se que, para vacas leiteiras com este potencial de produção, as estratégias de suplementação utilizadas não afetaram as variáveis estudadas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEscore corporal
dc.titleEstratégias de suplementação de vacas mestiças Holandês x Zebu em pastagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, shcum. cv. Napier) na época chuvosa do ano.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroGado Mestiço
dc.subject.thesagroGanho de Peso
dc.subject.thesagroProdução Leiteira
dc.subject.thesagroReprodução Animal
dc.subject.thesagroGordura Animal
dc.subject.thesagroProteína
riaa.ainfo.id1170547
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-12
dc.contributor.institutionMATHEUS LINHARES PAIM-COSTA, GENEPLUS; FERMINO DERESZ, CNPGL; ANTONIO CARLOS COSER, CNPGL; JOÃO BATISTA RODRIGUES DE ABREU, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estrategias-de-suplementacao-de-vacas-mesticas-Holandes-x-Zebu.pdf28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace