Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170652
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorANTUNES, J. F. G.
dc.contributor.authorSANTOS, J. L. dos
dc.contributor.authorBERTOLO, L. S.
dc.contributor.authorCURTARELLI, V. P.
dc.contributor.authorCALABONI, A.
dc.contributor.authorCOUTINHO, A. C.
dc.contributor.authorESQUERDO, J. C. D. M.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:51:22Z-
dc.date.available2024-12-28T17:51:22Z-
dc.date.created2024-12-13
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 8., 2024, Poconé. Descoberta e conexão: pioneirismo em geotecnologias no coração do Pantanal: anais. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2024. p. 549-558.
dc.identifier.isbn978-65-89159-15-5
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170652-
dc.descriptionResumo. A Bacia do Alto Paraguai (BAP) é um ecossistema de importância estratégica para o Brasil, uma vez que abriga o Pantanal, uma das maiores áreas inundáveis do mundo. A planície úmida é bem conservada, mas o planalto tem sofrido o impacto das atividades antrópicas sobre os recursos naturais, devido a rápida conversão da cobertura vegetal nas últimas décadas. Por isso é importante investigar a mudança de uso e cobertura da terra para definir estratégias que estimulem a conservação ambiental e o desenvolvimento regional. A região do planalto da BAP é contemplada pelos mapeamentos do Projeto TerraClass, que oferecem dados oficiais para o monitoramento do uso e cobertura da terra nos biomas Amazônia e Cerrado. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi analisar as mudanças do uso e cobertura da terra em municípios da BAP, utilizando o modernizado GeoPortal TerraClass e a nova coleção dos dados de 2018, 2020 e 2022. A análise espacial mostrou que ocorreu perda da floresta devido ao aumento do desmatamento, a maior parte das áreas de regeneração florestal persistiu nesse período e a área perdida foi convertida em pastagens, onde se expandiu a agricultura, inicialmente com um ciclo de produção, seguido posteriormente pela intensificação de ciclos de produção de safra e safrinha. Os resultados demonstram o potencial dos dados e das ferramentas oferecidas pela Plataforma Digital TerraClass no apoio à gestão territorial.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBacia do Alto Paraguai
dc.subjectBanco de dados geoespaciais
dc.subjectMapeamento
dc.subjectMapa interativo
dc.subjectGestão territorial
dc.subjectProjeto TerraClass
dc.subjectSpatial database
dc.subjectMapping
dc.subjectInteractive map
dc.titleAnálise da dinâmica do uso e cobertura da terra na Bacia do Alto Paraguai por meio da Plataforma Digital TerraClass.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.nalthesaurusLand management
dc.description.notesGeopantanal 2024.
riaa.ainfo.id1170652
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-27
dc.contributor.institutionJOAO FRANCISCO GONCALVES ANTUNES, CNPTIA; JOÃO LUÍS DOS SANTOS, DEUTSCHE GESELLSCHAFT FÜR INTERNATIONALE ZUSAMMENARBEIT (GIZ) GMBH; LÍDIA SANCHES BERTOLO, DEUTSCHE GESELLSCHAFT FÜR INTERNATIONALE ZUSAMMENARBEIT (GIZ) GMBH; VICTOR PEDROSO CURTARELLI, DEUTSCHE GESELLSCHAFT FÜR INTERNATIONALE ZUSAMMENARBEIT (GIZ) GMBH; ADRIANE CALABONI, DEUTSCHE GESELLSCHAFT FÜR INTERNATIONALE ZUSAMMENARBEIT (GIZ) GMBH; ALEXANDRE CAMARGO COUTINHO, CNPTIA; JULIO CESAR DALLA MORA ESQUERDO, CNPTIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AA-Analise-dinamica-Geopantanal-2024.pdf1.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace