Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170660
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCABRAL FILHO, S. L. S.
dc.contributor.authorABDALLA, A. L.
dc.contributor.authorBUENO, I. C. da S.
dc.contributor.authorGODOY, P. B.
dc.contributor.authorNOZELLA, E. F.
dc.contributor.authorRODRIGUES, J. A. S.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:51:38Z-
dc.date.available2024-12-28T17:51:38Z-
dc.date.created2024-12-13
dc.date.issued2004
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170660-
dc.descriptionO sorgo vem sendo cada vez mais empregado na nutrição de ruminantes. Entretanto, ainda são limitadas as informações sobre a fermentação desta planta pelos microrganismos do rúmen. Os taninos condensados são compostos fenólicos presentes na planta do sorgo e são capazes de formarem ligações com alguns nutrientes da planta, podendo inibir a fermentação ruminal. O objetivo deste trabalho foi estudar os aspectos fermentativos e a digestibilidade (D96h) de oito cultivares de sorgo e avaliar a presença e os possíveis efeitos dos taninos condensados (TC) utilizando a técnica do bioensaio. Oito cultivares de sorgo (graníferos e forrageiros) foram plantados em um delineamento de blocos casualizados em parcelas de 5 x 4,5 m. Os cultivares foram colhidos 120 dias após o plantio. Após cada coleta foram realizados ensaios de produção de gases com e sem a adição do PEG (polietilenoglicol) e analisados os teores de taninos condensados (TC). Os grãos apresentaram as maiores médias de D96h para os cultivares sem taninos (P<0,05). O bioensaio demonstrou incrementos da produção de gases na presença do PEG. As correlações entre a D96h e os TC ou os incrementos na produção de gases foram significativos (P<0,05). As equações de regressão foram: y= -2,3x + 88,1 (R2=0,79) e y= -0,15 + 85,7 (R2=0,49) para TC e o incremento na produção de gases respectivamente. Os efeitos negativos dos taninos do sorgo foram identificados através da D96h. O bioensaio demonstrou grande variações nos resultados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFator antinutricional
dc.subjectFermentação microbiana
dc.titleEfeito do teor de tanino do sorgo na fermentação ruminal "in vitro" de ovinos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSorgo Forrageiro
riaa.ainfo.id1170660
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-13
dc.contributor.institutionSERGIO LUCIO SALOMON CABRAL FILHO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; ADIBE LUIZ ABDALLA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; IVES CLAUDIO DA SILVA BUENO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; PATRICIA BARBOZA GODOY, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; EDUARDO FERNANDO NOZELLA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Efeito-do-teor-de-tanino-do-sorgo-na-fermentacao-ruminal.pdf29.75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace