Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBARIONI JUNIOR, W.
dc.contributor.authorMACHADO, C. G. DE C. F.
dc.contributor.authorPARANHOS, N. E.
dc.contributor.authorOMOTE, H. de S. G.
dc.contributor.authorGUIMARAES, E. da S.
dc.contributor.authorBERNARDI, A. C. de C.
dc.contributor.authorVINHOLIS, M. de M. B.
dc.contributor.authorTONATO, F.
dc.date.accessioned2024-12-28T17:52:33Z-
dc.date.available2024-12-28T17:52:33Z-
dc.date.created2024-12-13
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. de C.; VAZ, C. M. P.; PIRES, J. L. F.; GEBLER, L.; JORGE, L. A. de C.; INAMASU, R. Y. (ed.). Agricultura de Precisão - um novo olhar na era digital. São Carlos, SP: Editora Cubo, 2024. cap. 73. p. 673-684.
dc.identifier.isbn978-65-86819-38-0
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170685-
dc.descriptionA identificação individual de animais é o principal pilar no processo de gerenciamento e rastreabilidade do rebanho e também para a aplicação das tecnologias de pecuária de precisão. Por meio dela vinculam-se todas as ocorrências durante a vida do animal, do nascimento ao abate. As pesquisas desenvolvidas na Embrapa Pecuária Sudeste com animais necessitam de dados coletados individualmente. Nessa operação, todos os animais recebem um número de identificação no nascimento. Esse número fica vinculado ao animal até o seu abate ou venda, contribuindo para os programas de melhoramento genético de animais, manejo, manutenção do rebanho, índices zootécnicos e sanitários e, principalmente, garantindo a rastreabilidade em todo ciclo produtivo do animal. A identificação individual de cada animal no rebanho é essencial para assegurar a confiabilidade dos dados coletados em experimentos de pesquisa científica. O objetivo principal deste capítulo é apresentar um relato da identificação dos animais utilizada na Embrapa Pecuária Sudeste de 1975 até 2023. O relato mostra a experiência adquirida na identificação eletrônica de animais por rádio frequência (RFID) através de um sistema eletrônico de identificação e rastreabilidade bovina desenvolvido, testado e validado na unidade, por meio de parceria público-privada, via projeto de pesquisa. Esse caso de relação público-privada é um exemplo de sucesso e de amadurecimento da parceria e geração de resultados no avanço tecnológico para o setor produtivo e de retorno financeiro para os parceiros envolvidos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIdentificação animal
dc.subjectRastreabilidade
dc.subjectPecuária de precisão
dc.subjectDentificação eletrônica
dc.subjectBovino de corte
dc.titleExperiência da Embrapa Pecuária Sudeste na identificação eletrônica de animais por rádio frequência.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroGado de Corte
riaa.ainfo.id1170685
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-13
dc.contributor.institutionWALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE; CARLOS GUSTAVO DE CAMARGO FERRAZ MACHADO, ANIMALLTAG; NACIR EDSON PARANHOS, CPPSE; HELIO DE SENA GOUVEA OMOTE, CPPSE; EDILSON DA SILVA GUIMARAES, CPPSE; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; FELIPE TONATO, CPPSE.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExperienciaEmbrapaPecuariaSudeste.pdf6.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace