Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170873
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGONÇALVES, R. R. do V.
dc.contributor.authorSILVA, J. P. da
dc.contributor.authorDIAS, B. A. S.
dc.contributor.authorSILVA, J. dos S. V. da
dc.date.accessioned2024-12-28T18:03:53Z-
dc.date.available2024-12-28T18:03:53Z-
dc.date.created2024-12-27
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 8., 2024, Poconé. Descoberta e conexão: pioneirismo em geotecnologias no coração do Pantanal: anais. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2024. p. 820-829.
dc.identifier.isbn978-65-89159-15-5
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170873-
dc.descriptionResumo. Nas últimas décadas, muitos satélites foram lançados com diferentes sensores a bordo, especialmente para adquirir a temperatura da superfície terrestre, com diferentes resoluções espaciais e temporais. A temperatura da superfície terrestre é um parâmetro crucial que reflete a interação terra-atmosfera, de fundamental importância para o balanço líquido de radiação na superfície da Terra e para monitoramento do estado das áreas vegetadas e não vegetadas. O objetivo desse trabalho foi avaliar os valores de temperatura de superfície em diferentes resoluções espaciais das áreas urbanizadas e não urbanizadas da Bacia do Alto Paraguai, utilizando imagens dos satélites Landsat-8 e GOES-16. Foram feitas duas avaliações da temperatura da superfície, uma mais global e outra local. Na avaliação global foram utilizadas imagens do GOES-16, com baixa resolução espacial e alta resolução temporal, destacando a variação da temperatura da superfície de áreas alagadas e urbanizadas ao longo do dia (6h-18h). Na avaliação local foram utilizadas imagens do satélite Lansat-8, permitindo um acompanhamento da temperatura da superfície de áreas urbanizadas. As imagens de temperatura da superfície do GOES-16 mostraram um aumento da temperatura ao longo do dia, sendo que no início da manhã as temperaturas foram mais baixas para áreas urbanizadas em relação às áreas alagadas. As imagens do Landsat-8 permitiram o acompanhamento da temperatura da superfície mais detalhado para as áreas urbanizadas, detectando altas temperaturas nos grandes centros urbanos, diferentemente das imagens provenientes do GOES-16, as quais não permitiram detectar essa variação.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTemperatura de superfície
dc.subjectTemperatura da superfície terrestre
dc.subjectLandsat-8
dc.subjectGOES-16
dc.titleUso de imagens de satélite com diferentes resoluções espaciais para estudo da temperatura de superfície da Bacia do Alto Paraguai (BAP).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.nalthesaurusNormalized difference vegetation index
dc.subject.nalthesaurusSurface temperature
dc.description.notesGeopantanal 2024.
riaa.ainfo.id1170873
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-27
dc.contributor.institutionRENATA RIBEIRO DO VALLE GONÇALVES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; JOÃO PAULO DA SILVA; BRUNA APARECIDA SILVA DIAS; JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AA-Uso-imagens-Geopantanal-2024.pdf1.91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace