Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSANTOS, S. F.
dc.contributor.authorSOUSA, T. F.
dc.contributor.authorQUEIROZ, C. A. de
dc.contributor.authorYAMAGISHI, M. E. B.
dc.contributor.authorSILVA, G. F. da
dc.date.accessioned2024-12-28T18:05:07Z-
dc.date.available2024-12-28T18:05:07Z-
dc.date.created2024-12-27
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: OLIVEIRA, L. A. de; OLIVEIRA, J. G. de S.; GASPAROTTO, L.; BENTES, J. L. da S.; ROCHA, L. C. da; JESUS, M. A. de; ANDRADE, S. L. de; CRUZ, K. S.; SOUZA, A. Q. L. de (ed.). Diversidade microbiana da Amazônia. Manaus: Editora do INPA, 2024. v. 4, p. 99-107.
dc.identifier.isbn978-65-5633-058-7
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170925-
dc.descriptionA extensiva utilização de derivados de petróleo tem sido a principal causa de poluição por hidrocarbonetos, pois são de difícil degradação no meio ambiente. Derivados como o diesel, são tóxicos e letais para a maioria dos organismos vivos e a contaminação do solo e água por este composto, tem consequências danosas ao ambiente e a saúde humana. Muitos métodos físicos e químicos têm sido desenvolvidos para remoção desses compostos, no entanto são muito dispendiosos e ecologicamente não sustentáveis. Nesse sentido, microrganismos surgem como uma alternativa para biorremediação pois são capazes de utilizar esses hidrocarbonetos de cadeia longa como fonte de energia ou produzir biossurfactantes que solubilizam esses componentes. Neste estudo, foi usada a água do rio Juruá para uma seleção positiva de bactérias com habilidade para degradação de diesel.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBiorremediação
dc.subjectBGC
dc.subjectBiosynthetic gene cluster
dc.titleAnálise metataxonômica de bactérias degradadoras de combustível diesel obtidas do rio Juruá, AM.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroTaxonomia
dc.subject.thesagroBactéria
riaa.ainfo.id1170925
riaa.ainfo.lastupdate2024-12-27
dc.contributor.institutionSAMÁRA FERREIRA SANTOS; THIAGO FERNANDES SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; CLAUDIA AFRAS DE QUEIROZ, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA; MICHEL EDUARDO BELEZA YAMAGISHI, CNPTIA; GILVAN FERREIRA DA SILVA, CPAA.
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PL-Analise-metataxonomica-2024.pdf321.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace