Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171470
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDISCONZI, G. M. S.
dc.contributor.authorPREVIDENTE, F. H.
dc.contributor.authorSABOYA, P. A.
dc.contributor.authorSTADLBAUER, S.
dc.contributor.authorSOUZA, P. H. G. de
dc.contributor.authorFERNANDES, S. V. B.
dc.contributor.authorBARROZO, G.
dc.contributor.authorRESENDE, A.
dc.contributor.authorMARTINS, E. de S.
dc.date.accessioned2025-01-13T19:47:30Z-
dc.date.available2025-01-13T19:47:30Z-
dc.date.created2025-01-13
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationFronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 13, n. 1, p. 130-149, 2024.
dc.identifier.issn2238-8869
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171470-
dc.descriptionA busca por novas informações sobre o pato-mergulhão Mergus octosetaceus é crucial para o estabelecimento de estratégias que subsidiam as diretrizes e políticas no âmbito da biologia da conservação da espécie. A premissa deste estudo se baseou na insuficiência de dados e na falta de entendimento da real distribuição da espécie na região da Chapada dos Veadeiros (GO). O delineamento amostral conduzido neste estudo utilizou diferentes metodologias para o estabelecimento da área de estudo, mapeamento da distribuição e monitoramento dos rios, bem como subsidiou o Programa de Manejo Populacional Integrado, com a coleta de ovos para a reprodução em cativeiro. Os principais esultados foram a delimitação da área de distribuição em 77% da Área de Proteção Ambiental Estadual de Pouso Alto e a criação de uma unidade de conservação de proteção integral estadual. Além disso, obteve-se estimativa populacional de aproximadamente 70 indivíduos adultos, identificação de dez trechos de rios ocupados por casais do pato-mergulhão, em cinco rios principais da área de estudo, o mapeamento de treze sítios reprodutivos e dois novos ninhos ativos, com coleta de ovos para o Programa de Cativeiro, coordenado pelo PAN do Pato-mergulhão em parceria com o Zooparque Itatiba. Nesta região está prevista a implantação de pelo menos 17 PCH, nos principais rios de ocorrência do pato-mergulhão. Emerge, portanto, a necessidade de intensificar os estudos sobre a ecologia e mapeamento da distribuição desta espécie criticamente ameaçada de extinção.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEcossistema do Cerrado
dc.subjectChapada dos Veadeiros
dc.subjectPato-mergulhão
dc.subjectMergus octosetaceus
dc.titleMapeamento e Distribuição do Pato-Mergulhão Mergus octosetaceus (Aves:Anseriformes) na região da Chapada dos Veadeiros, Goiás, Brasil.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroAve Aquática
dc.subject.thesagroConservação
dc.subject.thesagroEspécie em Extinção
riaa.ainfo.id1171470
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-13
dc.identifier.doi10.21664/2238-8869.2024v13i1p130-149.
dc.contributor.institutionGISLAINE MARIA SILVEIRA DISCONZI, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; FERNANDO HENRIQUE PREVIDENTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; PABLO AGUIAR SABOYA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; SARAH STADLBAUER, UNIVERSITÄT ZU KÖLN; PAULO H.G. DE SOUZA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; SILMARA VILLAS BOAS FERNANDES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GUILHERME BARROZO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; ALEXANDRE RESENDE, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AP-CPAC-37998.pdf1.37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace