Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171494
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, H. G. dos
dc.date.accessioned2025-01-14T13:47:10Z-
dc.date.available2025-01-14T13:47:10Z-
dc.date.created2025-01-14
dc.date.issued1997
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26., 1997, Rio de Janeiro. Informação, globalização, uso do solo: anais. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1997. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171494-
dc.descriptionO desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, que esteve paralisado por quase uma década, é uma prioridade nacional, compartilhada com várias instituições de pesquisa e ensino do Brasil desde as primeiras tentativas de organização, conhecidas como aproximações sucessivas, a partir do final da década de 70. Três aproximações foram elaboradas no período entre 1978 e 1988, compreendendo discussões, organização, circulação de documentos para críticas e sugestões e, finalmente, divulgação entre participantes e a comunidade em geral. Neste período tem-se conhecimento da publicação da 1ª Aproximação em 1980, da 2ª Aproximação em 1981 e da 3ª Aproximação em 1988. Por várias razões, técnicas e institucionais, o projeto foi interrompido por um longo período a partir de 1988. Uma das razões, diz respeito ao retorno insuficiente de contribuições, críticas e sugestões referentes a 3ª Aproximação e sobretudo, a falta de teste do sistema no campo conforme desejado, para dar continuidade ao processo de elaboração da classificação. Outro fato que pesou bastante, foi a dispersão da equipe responsável pela estruturação e finalização do trabalho, provocada por afastamentos temporários, priorização de outras atividades e aposentadorias a partir de 1990. A retomada, como um projeto nacional, de interesse e responsabilidade da comunidade de Ciência do Solo no Brasil foi o princípio norteador das novas ações planejadas para a elaboração do sistema , com base nos estudos anteriores conduzidos desde o final da década de 70 e incorporação de novos conhecimentos, fatos, novas informações e recursos disponíveis. O ponto de referência inicial é a 3ª Aproximação do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, divulgado para a comunidade de Ciência do Solo em 1988, com restrições e com a finalidade de teste de uso e aperfeiçoamento por críticas e sugestões. Nesta etapa atual, considerada como uma nova fase do desenvolvimento do sistema de classificação, é esperada uma mudança de enfoque, aproveitando-se a experiência das instituições envolvidas e dos especialistas em classificação e áreas afins existentes no Brasil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleEstratégias institucionais para elaboração do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroClassificação do Solo
riaa.ainfo.id1171494
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-14
dc.contributor.institutionHUMBERTO GONCALVES DOS SANTOS, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estrategias-institucionais-para-elaboracao-do-SiBCS-1997.pdf94.06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace