Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171512
Title: Avaliação do potencial pedoclimático para a cultura do trigo no estado de Santa Catarina.
Authors: CHAGAS, C. da S.
CARVALHO JUNIOR, W. de
MARTORANO, L. G.
BHERING, S. B.
PEREIRA, N. R.
THOMÉ, V. M. R
ZAMPIERI, S. L.
BRAGA, H. J.
PUNDEK, M.
LAUS NETO, J. A.
BACIC, I. L. Z.
BENEZ, M. C.
CHANIN, Y. A.
TASSINARI, G.
MOLINARI, A. J.
CARRIÃO, S. L.
PANDOLFO, C.
SILVA JUNIOR, V. P. da
Affiliation: CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CNPS; SILVIO BARGE BHERING, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS; VERA MAGALI RADTKE THOMÉ, EPAGRI; SÉRGIO LUIZ ZAMPIERI, EPAGRI; HUGO JOSÉ BRAGA, EPAGRI; MURILO PUNDEK, EPAGRI; JOSÉ AUGUSTO LAUS NETO, EPAGRI; IVAN LUIZ ZILLI BACIC, EPAGRI; MARA CRISTINA BENEZ, EPAGRI; YARA ALVES CHANIN, EPAGRI; GILBERTO TASSINARI, EPAGRI; ALCIDES JOSÉ MOLINARI, EPAGRI; SUELY LEWENTHAL CARRIÃO, EPAGRI; CRISTINA PANDOLFO, EPAGRI; VAMILSON PRUDENCIO DA SILVA JUNIOR, EPAGRI.
Date Issued: 1999
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 11.; REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 2., 1999, Florianópolis. Anais [...]. Campinas: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 1999. 1 CD-ROM.
Description: A avaliação do potencial pedoclimático para a cultura do trigo no Estado de Santa Catarina, visa possibilitar o conhecimento das opções vocacionais da cultura, permitindo um melhor planejamento de uso das terras. Baseou-se nas informações contidas no levantamento de solos e no Zoneamento agrícola da cultura. Considerou-se as áreas especiais, compostas pelas unidades de conservação e indígenas. No tratamento e processamento das informações foram utilizados softwares de sistemas de informação geográfica, SGI/VGA na digitalização da base cartográfica e mapas temáticos e Arc/Info no processamento e elaboração dos mapas finais. Na avaliação da aptidão dos solos, empregou-se as rotinas do ALES, considerando-se os níveis de manejo B e o C. Identificou-se, nesses dois níveis, áreas com elevado potencial, cerca de 30%(B) e 36%(C) e com baixo potencial em torno de 57%(B) e 51% (C). Dentre as sub-regiões agroecológicas de maior potencialidade para a cultura, encontram-se as sub-regiões 3A, 3B e 3C, independente do nível de manejo. Já as sub-regiões 1A, 1B, 2A, 2B, 4B e 5 possuem os menores percentuais de terras com potencial elevado. Os fatores de maior peso foram as condições climáticas desfavoráveis em algumas sub-regiões agroecológicas, baixa fertilidade, o relevo e a elevada suscetibilidade à erosão dos solos
Thesagro: Zoneamento Climático
Aptidão Climática
Trigo
Solo
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao-do-potencial-pedoclimatico-para-a-cultura-do-trigo-1999.pdf275.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace