Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171548
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMOZAMBANI, C. I.
dc.contributor.authorSOUZA FILHO, H. M. DE
dc.contributor.authorVINHOLIS, M. de M. B.
dc.contributor.authorCARRER, M. J.
dc.date.accessioned2025-01-15T13:47:21Z-
dc.date.available2025-01-15T13:47:21Z-
dc.date.created2025-01-15
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. de C.; VAZ, C. M. P.; PIRES, J. L. F.; GEBLER, L.; JORGE, L. A. de C.; INAMASU, R. Y. (ed.). Agricultura de Precisão - um novo olhar na era digital. São Carlos, SP: Editora Cubo, 2024. cap. 50.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171548-
dc.descriptionEste capítulo objetiva identificar as práticas e tecnologias de agricultura de precisão adotadas por fornecedores independentes de cana-de-açúcar no estado de São Paulo, bem como os fatores que diferenciam os adotantes dos não adotantes e as barreiras à adoção. Para alcançar estes objetivos, foi realizado um levantamento de dados primários por meio da aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra de 131 fornecedores de cana-de-açúcar. Seis práticas e tecnologias foram adotadas por esses produtores: sistematização do plantio com auxílio de GNSS e imagens; colheita com piloto automático; análise de solo georreferenciada; levantamento de pragas e doenças por meio de imagens; aplicação de fertilizantes e corretivos à taxa variada, e aplicação de defensivos à taxa variada. Na maioria dos casos, foi possível observar que os produtores adotantes recebem suporte de agentes prestadores de serviços, como, por exemplo, as usinas de açúcar e álcool, as cooperativas agropecuárias e as consultorias particulares. Esse suporte é importante para auxiliar o produtor no gerenciamento das tecnologias. A decisão de adoção do produtor foi influenciada por: acesso a fontes de informação agropecuária relevantes; escolaridade; área da fazenda; intensidade no uso prévio de outras tecnologias; acesso ao crédito; dependência da renda da cana-de-açúcar, e percepção ex ante dos benefícios das tecnologias de AP. Os produtores que não adotaram as tecnologias reportaram o elevado investimento inicial, a pequena escala de produção e a ausência ou pouca informação sobre a tecnologia como barreiras mais comuns à adoção.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAdoção de tecnologia
dc.subjectBarreiras à adoção
dc.subjectTecnologias de agricultura de precisão
dc.titleAdoção de práticas e tecnologias de agricultura de precisão por produtores de cana-de-açúcar do estado de São Paulo.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroAgricultura de Precisão
dc.subject.thesagroCana de Açúcar
dc.format.extent2p. 455-463.
riaa.ainfo.id1171548
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-15
dc.contributor.institutionCARLOS IVAN MOZAMBANI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; HILDO MEIRELLES DE SOUZA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; MARCELO JOSÉ CARRER, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CPPSE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AgriculturaPrecisaoNovo.pdf1.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace