Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171598
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFERREIRA, Nathalia dos Santos
dc.date.accessioned2025-01-16T12:47:05Z-
dc.date.available2025-01-16T12:47:05Z-
dc.date.created2025-01-16
dc.date.issued2024
dc.identifier.citation2024, 111 f. Tese (Doutorado), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171598-
dc.descriptionA especiação de arsênio (As) em peixes tem sido amplamente investigada, no entanto a bioacumulação e a biotransformação do As inorgânico em diferentes tecidos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) não são totalmente compreendidas. O presente estudo teve como objetivo investigar a bioacumulação do As inorgânico em tilápias do Nilo, bem como avaliar a distribuição das principais espécies de arsênio no fígado, estômago, brânquias e músculo após ensaios toxicológicos controlados com As(III) e (V) em concentrações de 5,0 e 10,0 mg L-1 durante períodos de exposição de 1 e 7 dias. As determinações de As total foram realizadas por espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). Para ambas as exposições (As(III) e As(V)), os níveis de As total após 7 dias de exposição foram maiores no fígado e estômago e menores nas brânquias e músculo. No geral, a tilápia do Nilo exposta ao As(III) apresentou concentrações mais elevadas de As após os tratamentos, em comparação à exposição ao As(V). A especiação química de As nos tecidos estudados foram realizadas por cromatografia líquida acoplada a ICP-MS (LC-ICP-MS), e revelou que a biotransformação do As pode ter acontecido pela redução do As(V) para As(III), metilação para ácido monometilarsônico (MMA) e ácido dimetilarsínico (DMA), e subsequente conversão para arsenobetaína (AsB), que é a espécie não tóxica e a forma predominante de arsênio. As interações e efeitos antagônicos do selênio (Se) nos processos de bioacumulação foram testados pela exposição combinada do As inorgânico juntamente com selênio tetravalente (Se(IV)). Os resultados indicaram uma redução de 4-6 vezes da toxicidade do arsênio na tilápia do Nilo. Também foi foco do nosso trabalho investigar a atividade das enzimas antioxidantes catalase (CAT), glutationa peroxidase (GPx), glutationa redutase (GR), além da enzima de biotransformação glutationa S-transferase (GST), bem como os níveis de oxidação de biomoléculas por meio da quantificação das espécies reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) nos tecidos estudados. Como resultado, foi observado que o tratamento com ambas as espécies de As causaram um padrão de inibição enzimática dos antioxidantes estudados, com a diminuição das atividades antioxidantes da maioria das enzimas estudadas nos diferentes tecidos da tilápia do Nilo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArsênio inorgânico
dc.subjectBioacumulação
dc.subjectToxicidade aguda
dc.subjectLC ICP MS
dc.subjectEstresse oxidativo
dc.subjectBiomarcadores
dc.subjectInorganic arsenic
dc.titleBiotransformação do arsênio inorgânico (As-i) em Tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) e avaliação de seu antagonismo na presença de selênio.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroOreochromis Niloticus
dc.subject.thesagroSelênio
dc.subject.nalthesaurusBioaccumulation
dc.subject.nalthesaurusAcute toxicity
dc.subject.nalthesaurusOxidative stress
dc.subject.nalthesaurusBiomarkers
dc.description.notesOrientador: Mario Henrique Gonzalez. Co-Orientadores: Dra. Ana Rita de Araújo Nogueira, Embrapa Pecuária Sudeste; Dr. Danilo Grünig Humberto da Silva, Unesp. RESSALVA: Atendendo solicitação da autora, o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 12/07/2026.
riaa.ainfo.id1171598
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-16
dc.identifier.doihttps://hdl.handle.net/11449/256867
dc.contributor.institutionNATHALIA DOS SANTOS FERREIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPPSE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BiotransformacaoArsenioInorganico.pdf418.05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace