Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171619
Title: Desenvolvimento da resistência anti-helmíntica em população recém-restabelecida com isolado suscetível de Haemonchus contortus por infecção artificial de ovinos.
Authors: BELLO, H. J. S.
KAPRITCHKOFF, R. T. I.
MELITO, G. R.
COSTA, E. C. DA
CUNHA, A. F. DA
SANTOS, J. C. DOS
FIORENTINO, M. I. M.
BARBÉRIO, A.
ESTEVES, S. N.
CHAGAS, A. C. de S.
Affiliation: HORNBLENDA JOAQUINA SILVA BELLO; RAFAELA TAMI IKEDA KAPRITCHKOFF, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; GLAUCIA ROBERTA MELITO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA; ESTEVÃO CAMILLO DA COSTA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA; AMANDA FREITAS DA CUNHA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA; JULIANA CARVALHO DOS SANTOS; MARIA ISABEL MARIOTTINI FIORENTINO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA; AMANDA BARBÉRIO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA; SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE.
Date Issued: 2024
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 22., 2024, Pirenópolis, GO. Parasitologia veterinária aplicada: busca por soluções e inovações: anais do evento. Pirenópolis, GO: CBPV, 2024. p. 529.
Pages: p. 529.
Description: Resumo: Uma população de Haemonchus contortus, altamente resistente a benzimidazois e imidazotiazois, foi substituída por um isolado laboratorial suscetível de H. contortus em um rebanho de ovelhas no final da gestação. A suscetibilidade anti-helmíntica da população recém-estabelecida foi avaliada em cordeiros oriundos de duas montas, produtos de matrizes infectadas artificialmente. As ovelhas foram divididas em três grupos: Controle (C), Substituição Parcial (SP) e Substituição Total (ST). Os grupos SP e ST foram desverminados por três dias consecutivos com anti-helmínticos (monepantel (2,5 mg/kg PV, albendazol (20 mg/kg PV) e levamisol (9,4 mg/kg PV)), infectados artificialmente com 3.000 L3 de isolado suscetível de H. contortus e divididos em dois piquetes: contaminado naturalmente por parasitas resistentes (SP) e outro livre de contaminação (ST). O grupo C não recebeu tratamento anti-helmíntico e foi alocado em pastagem contaminada naturalmente por parasitas resistentes. Para manter a suscetibilidade da nova população, o tratamento seletivo foi implementado usando associação de albendazol e levamisol, quando apresentavam OPG >10000 e/ou VG≤ 24. A substituição bem-sucedida da população resistente por uma população suscetível foi confirmada usando medições fenotípicas como contagem de ovos por grama de fezes (OPG) e teste de redução na contagem de ovos (TRCOF) nas matrizes (redução de 85%, 92% e 97% em C, SP e ST, respectivamente) e nos cordeiros ( 60%, 74% e 98% em C, SP e ST, respectivamente). Entretanto, aos 187 dias de vida, o TRCOF realizado nos cordeiros indicou eficácia de 35%, 44% e 89% em C, SP e ST, respectivamente. Na monta seguinte, não foi feita nova infecção artificial, mas as matrizes permaneceram em seus grupos iniciais e produziram novos cordeiros. O TRCOF realizado nos cordeiros do segundo ano, aos 105 e aos 189 dias de vida, resultou em eficácia de 60%, 81% e 82%, e em 40%, 86% e 89%, em C, SP e ST, respectivamente. Apesar do retorno da resistência, os grupos SP e ST usufruíram do dobro da eficácia dos antihelmínticos utilizados, albendazol e levamisol associados, em relação ao C. É possível diluir a resistência antihelmíntica com uso de parasitas suscetíveis, a eficácia ≥ 95% não foi mantida a longo prazo no rebanho.
Thesagro: Cordeiro
Keywords: Nematódeos gastrintestinais
Tratamento seletivo
Worm replacement
Resistência múltipla
ISBN: 978-65-85111-24-9
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvolvimentoResistenciaAnti-helminticaArtificial.pdf85.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace