Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLEITE, L. S.
dc.contributor.authorRIMOLI, J.
dc.contributor.authorBIRAL, L.
dc.contributor.authorPERUCHI, F.
dc.contributor.authorQUEIROGA, J. L. de
dc.contributor.authorCORRALES, F. M.
dc.contributor.authorTRENTO, L. G.
dc.contributor.authorRABELO, L. C.
dc.date.accessioned2025-01-16T19:49:25Z-
dc.date.available2025-01-16T19:49:25Z-
dc.date.created2025-01-16
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationCadernos de Agroecologia, v. 19, n. 1, 2024. Edição dos Anais do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Rio de Janeiro, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171671-
dc.descriptionResumo: Construir conhecimento em Agroecologia e Sementes Crioulas é um dos caminhos para garantir o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As Sementes Crioulas são variedades preservadas pelos seus guardiões ao longo de gerações, carregando heranças ancestrais e sendo elas estratégias de promoção à saúde, segurança e soberania alimentar. Pautando-se na grande importância dessas sementes, a Rede de Agroecologia do Leste Paulista (RALP) com o objetivo de fortalecer a prática dos Guardiões de Sementes dessa região criou um Grupo de Trabalho (GT) sobre o tema. Dessa forma, foi possível iniciar o mapeamento das Redes dos Guardiões de Sementes do Leste Paulista; contribuir com o intercâmbio de conhecimentos sobre Sementes Crioulas através do I Encontro sobre Sementes Crioulas da RALP, realizar oficinas participativas com os agricultores; construir uma cartilha informativa; e propor sugestões para PLEAPO-SP (Plano de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado de São Paulo).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSoberania alimentar
dc.subjectConhecimentos ancestrais
dc.subjectFeira de trocas de sementes
dc.subjectMapeamento
dc.titleGrupo de trabalho sementes crioulas da Rede de Agroecologia do Leste Paulista: resgate da agrobiodiversidade e dos conhecimentos tradicionais.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroAgrossilvicultura
dc.subject.thesagroSegurança Alimentar
dc.subject.nalthesaurusAgroecology
dc.subject.nalthesaurusTraditional farming
dc.format.extent26 p.
riaa.ainfo.id1171671
riaa.ainfo.lastupdate2025-01-16
dc.contributor.institutionLAURA SILVEIRA LEITE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; JOSELY RIMOLI, UNUVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; LEANDRO BIRAL, COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA INTEGRAL; FERNANDA PERUCHI, SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO; JOEL LEANDRO DE QUEIROGA, CNPMA; FRANCISCO MIGUEL CORRALES, CNPMA; LUÃ GABRIEL TRENTO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; LALESKA CESILA RABELO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Queiroga-Grupo-trabalho-2024.pdf3.89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace